NOTA DE PESAR: Raimunda Quebradeira de Coco

Esta postagem foi publicada em 8 de novembro de 2018
Share

O Tocantins perdeu uma grande líder, Raimunda Gomes da Silva, conhecida como dona Raimunda Quebradeira de Coco, que lutou desde a década de 1970 pelos direitos das quebradeiras de coco e contras as injustiças cometidas no Bico do Papagaio.

Dona Raimunda fundou no início de 1990 a Associação Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), para ampliar a articulação das quebradeiras, ela foi uma das mentoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), com atuação nos estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

Dona Raimunda recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva da Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz do Senado concedido quem teve relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero. Em 2005, integrou a lista mundial das mil mulheres que concorreram ao prêmio Nobel da Paz.

O SISEPE-TO lamenta seu falecimento e se solidariza pelos seus familiares e amigos. Dona Raimunda partiu aos 78 anos e deixou um grande legado aos tocantinenses e aos brasileiros.

Sindicato dos Servidores Públicos no Tocantins (SISEPE-TO).

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Lindberg Cordeiro de Aragão Recent comment authors
  Subscribe  
o mais novo Mais velho Mais votado
Notificar a
Lindberg Cordeiro de Aragão
Visitante
Lindberg Cordeiro de Aragão

De fato essa mulher foi uma guerreira na luta em prol dos direitos das mulheres quebradeiras de coco babaçu da região do bico do papagaio e estados circunvizinhos ,pois mereceu os justos reconhecimentos por toda a esfera do pais as quais a premiaram.

Alias a conhece e tive um enorme prazer em estar com ela;bem como as poucas vezes que a encontrei,sendo uma mulher a frente de seu tempo.

Copyright®1991 - 2019 SISEPE - Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins

Criado por: