(63) 3215-2148

(63) 3215-1654

filiese

 

Extrural 2

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) parabeniza todos os extensionistas rurais por seu dia, comemorado hoje, dia 6 de dezembro. Essa data foi instituída pelo Governo Federal como uma forma de homenagear esse importante profissional da agricultura. O dia 6 de dezembro foi escolhido porque, em 1948, foi criada a primeira instituição de extensão rural no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater-MG.

Extensão Rural é o processo de estender, ao povo rural, conhecimentos e habilidades, sobre práticas agropecuárias, florestais e domésticas, reconhecidas como importantes e necessárias à melhoria de sua qualidade de vida. A própria justificativa para a existência de um serviço de extensão é o de estimular a população rural para que se processem mudanças em sua maneira de cultivar a terra, de criar o seu gado, de administrar o seu negócio, de dirigir o seu lar, de defender a saúde da família, de educar os seus filhos e, por fim, de trabalhar em favor da própria comunidade.

No Tocantins o papel do extensionista rural é fundamental e indispensável, tendo em vista o potencial econômico do estado baseado na agricultura. Logo, este profissional é essencial para o desenvolvimento econômico e social de nosso estado.

O PAPEL DA EXTENSÃO

O papel da extensão pode ser revelado através do desdobramento de suas diferentes finalidades. Entre estas finalidades, estão as seguintes: melhorar as condições econômicas e sociais da população rural; aplicar os conhecimentos da ciência e a pesquisa aos problemas do agricultor e sua família; estender ao povo rural conhecimentos e habilidades, para a melhoria do seu nível de vida; estimular os processos de mudanças da população rural, nos campos técnico, econômico e social; preparar um dispositivo de disparo, que coloque em ação as aspirações e as capacidades das pessoas para o progresso; criar uma reação em cadeia que resulte em melhores condições de vida e de trabalho para a população rural; incorporar as massas rurais, através da educação, aos programas de desenvolvimento de um país; acelerar o desenvolvimento econômico e social das áreas rurais; aumentar a renda do agricultor; servir de ponte entre a pesquisa agropecuária e o produtor rural.

Como educadores não formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias, que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão rural visa à qualidade da produção, geração de emprego e renda e melhoraria da qualidade de vida no campo.

É por este motivo que o SISEPE/TO parabeniza todos os profissionais extensionistas rurais do Tocantins pelo dia.

Cleiton Pinheiro

Presidente

botaoportal

enquete

transparencia

convenios

plansaude

juridico

portal servidor

videos

 

Aniversáriantes do Dia

Agenda do Presidente

loader

Localização