Mais de 4 500 servidores comissionados participaram nesta quarta-feira, 02, de uma grande mobilização sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.125, impetrada pelo PSDB em 2008 que pede a anulação da lei 1.950/08, que se for deferida, vai acarretar na exoneração de 21 mil servidores comissionados.
A manifestação começou às 08 horas e os servidores comissionados seguiram em passeata da Avenida JK em direção à Praça dos Girassóis, em seguida a concentração ficou em frente ao Tribunal de Justiça, onde representantes dos sindicatos foram buscar a sensibilização do Poder Judiciário quanto ao julgamento do concurso do Quadro Geral.
“Estamos preocupados porque essa exoneração em massa dos comissionados vai acarretar em inúmeros prejuízos, para servidores, para o comércio e para a sociedade tocantinense, por isso é que estamos buscando o resultado desse concurso para amenizar os efeitos dessas exonerações.”, abordou Cleiton Pinheiro, presidente do SISEPE-TO.
Os sindicatos apresentaram ao TJ a urgência em julgar ação do concurso do Quadro Geral e ainda, solicitaram que o Tribunal antecipe para o dia 10 a sessão do dia 17 que irá julgar o concurso. O Diretor Geral, Fernando Ferrarin, que na oportunidade recebeu os sindicatos pediu para que essas solicitações fossem feitas através de ofício e que as mesmas serão levadas até a presidente Willamara Leila que está viajando.
Até a próxima sexta-feira, 4, o SISEPE-TO, SINTRAS, SINDIFISCAL, SINTET, SINDIFATO e SINDJOR irão protocolizar o documento no TJ.
O evento teve a participação de servidores comissionados de todo o Estado, e de representantes de sindicatos e associações ligadas aos servidores públicos.
Além da movimentação em Palmas, servidores de Araguaína, Gurupi, Araguatins, Miracema e outras regiões do Tocantins fizeram mobilizações.
Autor: Francisca Coelho |
17 de Dezembro de 2024 às 15:05