Secad antecipa pagamento da fatura do PlanSaúde de abril e agenda reuniões para discutir contrato com a Unimed Centro-Oeste

01/04/2011 01/04/2011 00:00 383 visualizações

A secretaria da Administração redigiu nota pública endereçada aos beneficiários, médicos e prestadores de serviço do PlanSaúde explicando os procedimentos adotados pela atual gestão para "melhorar os serviços prestados á população, com economia para os cofres públicos". Nela o secretário da pasta, Lúcio Mascarenhas informa que estão agendados três encontros para decidir sobre a prorrogação ou não do contrato com a Unimed Centro Oeste. 

O governo do Estado promoverá três encontros entre os principais interessados na discussão de uma possível prorrogação de contrato com a Unimed Centro-Oeste e Tocantins para decidir o que será feito a partir de 14 de abril, data de vencimento do contrato em vigor.

Numa nota aos usuários e prestadores de serviço do plano de saúde dos servidores, a Secad explica as providências a serem tomadas neste sentido. Confira.

AOS BENEFICIÁRIOS, MÉDICOS, E PRESTADORES DE SERVIÇO DO PLANSAÚDE
"Desde que assumiu o Governo do Estado do Tocantins em janeiro, esta Gestão tem adotado como prática a renegociação transparente dos contratos, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população, com mais economia para os cofres públicos.

Sobre esses alicerces, o Governo do Estado vem realizando estudos sobre o PlanSaúde, já que o contrato com a atual operadora - a Unimed Centro-Oeste e Tocantins - vence no próximo dia 14 de abril. Este Governo acredita que, com uma gestão competente e honesta, é possível melhorar o atendimento aos servidores públicos, aumentar honorários dos médicos e prestadores de serviços e ainda assim garantir mais economia de verbas públicas.

Em uma primeira negociação feita com as Unimeds de Palmas, Gurupi e Araguaína, conseguiu-se uma significativa redução dos custos mensais referentes à Taxa de Administração, e muito se avançou com referência à melhoria dos honorários dos prestadores de serviços.

Entretanto, no último dia 29 de março, a Unimed Centro-Oeste enviou um ofício à SECAD, colocando-se à disposição para renegociar a prorrogação do contrato. No documento, a operadora manifesta outros benefícios para esta renovação, até que a Administração realize uma nova licitação para os serviços. Tal ofício foi protocolado apenas um dia antes do Ministério Público Estadual enviar recomendação para que o contrato com a Unimed Centro-Oeste seja prorrogado.

Diante dos fatos, o Governo do Estado do Tocantins decidiu ouvir a atual operadora no intuito de renovar o contrato do PlanSaúde. Esta Gestão é democrática e se pauta pela transparência e transversalidade e, por isso, a Secretaria de Administração promoverá na semana que vem 3 reuniões:

- SECAD e Unimed Centro-Oeste: início das negociações;
- SECAD e representantes de médicos e hospitais, dentistas e prestadores de serviço
- SECAD, Unimed Centro-Oeste, médicos, hospitais, dentistas, prestadores e convite para membro do MPE/TO
Os encontros serão a oportunidade em que as partes envolvidas apresentarão críticas e sugestões para que os servidores tenham o melhor atendimento possível, para que os prestadores de serviços contem com uma remuneração adequada e para que o Estado pague um preço justo pelo benefício.
Portanto, para o próximo contrato será exigido:
- redução da taxa de administração;
- redução do prazo de repasse do pagamento da operadora aos profissionais da saúde;
- quitação imediata de prováveis pagamentos em atraso da operadora com os profissionais da saúde;
- melhor atendimento aos beneficiários;
- garantia de atendimento pela rede médica e odontológica;

Como prova da boa fé em proporcionar melhores condições de trabalho para os prestadores de serviços, a Secretaria da Administração informa que adiantará o pagamento da fatura que venceria no dia 20 de abril para a próxima semana, eliminando de vez qualquer dúvida em relação à suspensão dos serviços ou dos correspondentes pagamentos.

O Governo do Estado do Tocantins garante: o PlanSaúde continuará, só que melhor para o servidor com economicidade para os cofres públicos. Para a Administração Pública, o importante é que a operadora do PlanSaúde seja aquela que melhor atenda os beneficiários e prestadores de serviço. Esta Gestão não privilegia nem tem interesses escusos por qualquer operadora. Entretanto, o Governo não medirá esforços para proporcionar o melhor atendimento ao servidor público, com remuneração justa aos profissionais e menor custo para os cofres públicos. Isso é possível com honestidade e competência na gestão. É para isso que este Governo foi eleito pelo povo, é a isso que se dedica.

Secretaria de Administração
Governo do Estado do Tocantins

(Fonte: Site Roberta Tum)