Servidores estão sem receber retroativo do reajuste de 25% há quatro meses: progressões também estão atrasadas
Pelo menos quatro parcelas referentes ao retroativo do reajuste de 25% dado aos servidores públicos do Estado estão atrasadas. Também está em atraso a progressão de 22% dos servidores que estava prevista para março. De acordo com o secretário da Administração o Governo está realizando os procedimentos necessários para iniciar o pagamento das parcelas atrasadas do reajuste e aguarda a finalização do processo das progressões para conceder o direito dos servidores.
Os servidores públicos do Estado estão sem receber o retroativo do reajuste de 25% desde dezembro e também está atrasada a progressão vertical dos mesmos, de 22%, que estava prevista para março.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, os assuntos foram tratados na tarde de ontem com o secretário da Administração Lúcio Mascarenhas. Segundo Cleiton a expectativa é que os servidores comecem a receber a progressão, que estava prevista para 1º de março, em junho.
“Estivemos reunidos com a Secad e está sendo cumprido o calendário. Os servidores deveriam ter apresentado os documentos até dezembro, mas como até então muitos deles não tinham tido a possibilidade de se qualificar nós solicitamos que o prazo fosse prorrogado. Agora a comissão de enquadramento está finalizando a análise dos documentos para indicar os servidores aptos”, explicou Pinheiro.
Segundo o presidente a primeira análise dos documentos entregues pelos servidores foi feita pela Escola de Governo e já foi finalizada. Pinheiro também destacou que há um acordo com o governo do Estado para que o servidor receba seu direito retroativo e em parcela única. “Há esse compromisso do secretário de incluir a progressão na folha pagando o retroativo em parcela única”, destacou.
Reajuste de 25 %
Também estão atrasadas as parcelas de dezembro, janeiro, fevereiro e março referentes ao reajuste de 25% dado aos servidores. Essas parcelas são referentes ao montante retroativo do reajuste. De acordo com o presidente do Sisepe o Governo do Estado teria elencado vários fatores que levaram ao atraso, entre eles a não aprovação do Orçamento 2011. “Estamos cobrando do governo e eles disseram que sem o Orçamento não tinha dinheiro para pagar. Em nossa última reunião o secretário disse que acertará o assunto com a Seplan e o governador. Nossa expectativa é que no mês que vem essas parcelas já comecem a ser pagas”, ressaltou Pinheiro.
Governo
Em entrevista ao Site Roberta Tum o secretário da Administração Lúcio Mascarenhas disse que o processamento das progressões está seguindo os trâmites legais e que após a apresentação da triagem que está sendo feita pelo Sisepe a Secad procederá de forma a conceder o direito dos servidores.
Sobre o atraso no pagamento das parcelas do reajuste de 25%, o secretário disse que essa indenização não entra na folha e que com a aprovação do orçamento a intenção é agilizar o pagamento aos servidores. “Agora que aprovou o orçamento e o Governo está fazendo o possível para iniciar esse pagamento o mais breve possível”, afirmou Mascarenhas.
Fonte: Site Roberta Tum
17 de Dezembro de 2024 às 15:05