O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) esclarece a todos os servidores do Quadro Geral que a abertura do sistema para adesão ao retroativo do reajuste de 25% é destinada exclusivamente aqueles que não aderiram ao acordo no ano passado.
Muitos servidores têm procurado o Sindicato questionando se estes 25% de que se fala agora são os mesmos acordados para o exercício de 2010 ou se trata de um novo benefício à categoria. O SISEPE-TO enfatiza que não se trata de um novo benefício e frisa que a liberação do sistema para adesão é destinada aos que não haviam aderido ao acordo.
Aqueles que aderiram, seja para receber parcelado ou que negociaram com o banco, já estão contemplados. Os que negociaram com a instituição financeira, já receberam o dinheiro. Aos que optaram em receber parcelado, o governo está iniciando nesta sexta-feira, 6, o pagamento das parcelas atrasadas e se comprometeu com os sindicatos de, a partir do mês de junho, pagar religiosamente as 30 parcelas restantes.
O SISEPE-TO esclarece também que o sistema liberado pela Secretaria de Administração (Secad) permite que pessoas que já aderiram tenham acesso ao termo novamente, mas que o fato de ter o acesso, não dá ao servidor que já aderiu o direito de fazê-lo novamente. Isso caracterizaria má fé e crime contra a administração pública.
O sindicato tem analisado caso a caso dos servidores que procuram a entidade desde essa quinta-feira, 5, para fazer a adesão e destaca que não assinará termo de pessoas que já aderiram. Vale destacar também que na Secad há um banco de dados relacionando todos os servidores que já aderiram aos 25% e que, portanto, não será possível aderir mais de uma vez.
Cleiton Pinheiro
Presidente do SISEPE-TO
17 de Dezembro de 2024 às 15:05