SISEPE

Pesquisa do SISEPE-TO revela que servidores exigem o pagamento da Data Base ainda para este ano

13/11/2012 13/11/2012 13:59 558 visualizações

SISEPE-TO_LOGOMARCA_PEQUENAUma enquete realizada no site institucional do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) registrou quase 1.500 votos favoráveis à decisão de continuar exigindo do Governo, ainda para este ano, o pagamento da Data Base dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. O posicionamento vem sendo defendido de maneira incisiva pelos representantes das entidades classistas dos servidores públicos tocantinenses, desde que o Governo apresentou a proposta de adiar a negociação da Data Base para Maio de 2013.  

Aberta no último dia 31 de outubro, a votação realizada pelo SISEPE-TO teve o intuito de conhecer melhor a opinião dos servidores. Até as 10h47 (horário oficial de Brasília) desta terça-feira, 13, dos 1.526 votos recebidos, 97,9% afirmaram que concordam com o posicionamento do SISEPE-TO em lutar pelo pagamento da Data Base ainda para este ano.  

Também foram recebidos diversos e-mails e telefonemas, nos quais os servidores manifestaram sua opinião sobre o assunto. “É inadmissível que se pague a Data Base só em maio de 2013. É um descaso muito grande para com o servidor público”, afirmou um filiado ao SISEPE-TO, por e-mail. 

Outro filiado questionou também o fato do Governo ter assinado um acordo com os Sindicatos em 29 de março de 2012, garantindo o pagamento da Data Base em Outubro do mesmo ano e não ter adotado as medidas necessárias para cumpri-lo. “O Estado sabia do acordo feito com os servidores e não se preocupou em fazer reserva para pagamento do mesmo. Minha opinião é que o Governo cumpra o acordo”,ressaltou. 

Aproximadamente 55% dos e-mails enviados citaram a possibilidade dos servidores se unirem numa paralisação ou greve geral, caso a Data Base não seja paga este ano. Por questões de sigilo, o SISEPE-TO preserva a identidade dos filiados apresentados nesta notícia. 

DIEESE

Na próxima quarta-feira, 14, haverá uma nova reunião entre o Governo e as entidades classistas. Na ocasião, o SISEPE-TO apresentará ao Governo o relatório dos estudos realizados pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (DIEESE), sobre a situação fiscal do Tocantins. A análise se baseia em relatórios de gestão fiscal, com dados de execução orçamentária.  

DATA BASE

A data base é um direito do servidor público garantido no inciso X, do art. 37 da Constituição Federal e nas leis estaduais nº 1.850/2007 e nº 2.530/2011 (LDO 2012), em seu artigo 48. Em 2012, o Governo do Tocantins já concedeu a Data Base aos servidores dos poderes legislativo, judiciário, ao Ministério Público e Tribunal de Contas. Apenas os servidores do Poder Executivo Estadual ainda não receberam o direito adquirido em lei.  

Na negociação, em comum acordo e com o apoio da categoria, as entidades classistas não aceitam prorrogar o pagamento para maio de 2013 e apresentam como proposta o índice de 5,57% do INPC acumulado nos últimos 12 meses, mais 1,2% de ganho real, totalizando assim, um percentual de 6,8% a ser aplicado nos vencimentos dos Servidores do Poder Executivo Estadual. (Assessoria de Comunicação, Ana Mariana Araújo) 

Sisepe promove Assembleia Geral no próximo dia 19 de dezembro

Encontro acontece de forma online e link será disponibilizado pelo sindicato; leia edital


Sisepe-TO: eleição do dia 12 de dezembro é cancelada e nova comissão nomeada

Portaria publicada no Diário Oficial do Estado lembra que processo havia sido marcado em decorrência de procedimento...


SISEPE/TO divulga cidades com locais de votação para a eleição da entidade

Pleito está previsto para o dia 12 de dezembro, das 9h às 17h


Comissão Eleitoral do Sisepe faz esclarecimento sobre prazos

Norma detalha contagem de período e informa sobre procedimentos de registro de documentos; leia a nota completa