NATURATINS: Marinha pede regularização de barcos

18/10/2013 18/10/2013 15:00 249 visualizações

Militares do setor de inspeção naval da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) da Marinha visitaram, na manhã de ontem, a sede da Gerência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), localizada na Base da Praia da Graciosa, em Palmas. Durante a visita, os militares observaram embarcações e itens de segurança, e orientaram os fiscais do órgão a não utilizar as embarcações que estão irregulares.

 

Após a visita, a Capitania encaminhou ao Naturatins um ofício solicitando o número de embarcações do Estado, quantos estão em uso e inscritos na CFAT, e onde estão distribuídas. Não foi estabelecido prazo para a resposta do órgão.

 

A inspeção foi motivada após as reclamações dos fiscais do Naturatins sobre os problemas enfrentados na unidade terem sido mostrados pelo JTo, na última quinta-feira. "Eles nos orientaram que enquanto as embarcações não estiverem regularizadas na Marinha que não seja desenvolvido nenhum trabalho", contou o fiscal do órgão Elson Machado.

 

O diretor de base do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Jusley Caetano da Silva, informou que, na última quinta-feira, o presidente do órgão, Alexandre Tadeu, realizou uma reunião com o sindicato e fiscais. "Na reunião, nós apresentamos todas as nossas reivindicações. Depois ele prometeu tomar providências e deu um prazo para o dia 31 deste mês para resolver os problemas", disse.

 

Silva informou que já foi resolvido o problema da fossa que despejava as águas dos banheiros no lago, os documentos dos veículos que estavam vencidos foram pagos e foi disponibilizada uma nova caminhonete para os fiscais.

NATURATINS

Em nota, o Naturatins informou que recebeu, na tarde de ontem, o ofício solicitando os reparos e regularização das embarcações. Segundo a nota, o órgão já vem providenciando as documentações referentes ao licenciamento das embarcações, sendo que 21 delas estão aptas para o uso e 14 em regularização. (Jurbiléia Pinto, Jornal do Tocantins, 18 de outubro de 2013)