Veja como foi o Ciclo de Debates com o presidente do STF

03/12/2013 20/11/2017 03:12 228 visualizações

DSC02883Um auditório lotado acompanhou a programação do I Ciclo de Debates das Entidades dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins, realizado no último dia 29, em Palmas. Com capacidade para 600 pessoas, o evento foi organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL-TO) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), além de mais 16 entidades parceiras. O grande destaque do I Ciclo foi a palestra com o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na abertura do evento, a presidente do SINPOL-TO, Nadir Nunes, fez um pronunciamento em nome de todas as entidades de classe e ressaltou a importância da união da categoria, para o debate e a defesa dos interesses dos servidores públicos.

Na palestra, Barbosa destacou a importância dos "ideais republicanos" e a participação do "tecido associativo no processo político." Ele também discorreu sobre os direitos fundamentais, fazendo referências a experiências do STF com a participação de associações em julgamentos. "A república é um sistema onde a alternância de poder garante que nenhum grupo mantenha o monopólio", enfatizou o ministro. Para ele, a associação para a participação na vida política é um princípio democrático. "É claro que essa participação tem que ser pensada de forma ordenada. Só para citar um caso recente no STF, ocorrido durante o julgamento dos chamados Planos Econômicos, tivemos mais de 20 oradores inscritos para participar, foram duas sessões só para ouvir as contribuições."

Ao falar sobre as entidades representativas, o presidente do STF destacou que é preciso separar as "entidades sérias, daquelas que se formam, sabemos, de forma temporária, para servir apenas de palco para interesses escusos."

GRAVAÇÃO DE IMAGENS

Em virtude de impedimentos contratuais, não foi permitida a entrada de fotógrafos ou cinegrafistas, nem gravação audiovisual da palestra. Somente as assessorias de comunicação do SISEPE-TO e SINPOL-TO foram autorizadas a realizar registro fotográfico, antes da palestra do ministro. Confira aqui algumas fotos exclusivas. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo com informações de Rodrigo Correia, JTo)