Sisepe diz que governo mais uma vez quer “enrolar e tapear” os servidores públicos

25/06/2013 25/06/2013 14:35 371 visualizações

25/06/2013 10h48

Sisepe diz que governo mais uma vez quer “enrolar e tapear” os servidores públicos

Raimunda Carvalho
Da Redação

A Secretaria Estadual da Administração (Secad) anunciou nessa segunda-feira, 24, uma contenção de despesas de pessoal da ordem de 15% dos atuais custos na folha de pagamento do Estado.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado (Sisepe), Cleiton Lima Pinheiro, criticou a decisão do governo. “No nosso ponto de vista é uma questão obscura. Como efetivo e como sindicato, o governo mais uma vez quer nos enrolar e tapear nossos direitos e benefício. Sempre quando chega próximo do governo cumprir e honrar algum compromisso com o servidor efetivo, ele inventa uma história. Não duvide que o servidor não vá para rua fazer parte do manifesto”, criticou o presidente.

No entanto, Pinheiro foi enfático ao afirmar que o governo vem gastando mal com relação ao quadro de servidores públicos. “Este dado não é do Sisepe, mas foi o Dieese quem fez o estudo e foi demonstrado no período das negociações das progressões do plano de carreira e data-base”, lembrou.

De acordo com o presidente, há no Estado órgãos em que servidores estão “topando testa um com o outro”. “Tem secretaria que foi incorporada a outra, e o que aconteceu? Todos servidores efetivos foram colocados à disposição da Secad e deixou na secretaria apenas uns 10% do quadro. Sabe o que aconteceu depois? Funcionários do Sebrae foram chamados. Tem órgão em que servidores não tem sequer lugar para sentar, ou seja tem mais gente do que espaço”, ressaltou.

Para ele, o governo continua contratando desnecessariamente. “Na Assembleia Legislativa, por exemplo, há servidores efetivos que estão à disposição dos gabinetes dos deputados e que não trabalham. Tem servidores lá que ganham salário de R$ 12 mil e não trabalham nos gabinetes. Sabe quem paga? É o Poder Executivo e não o Legislativo. Nessa condição, cerca de 300 servidores estão à disposição dos gabinetes e não fazem nada. Estes servidores poderiam está prestando serviços no Pode Executivo e, consequentemente, tirando os contratados. Agindo assim, o governo estaria fazendo um bom aproveitamento do quadro do servidor ”, criticou Pinheiro.

Apesar da crítica feita ao governo, a redução de 15%, conforme o presidente do Sisepe, é “tardia”. “O governo não precisa rodar uma folha inteira para poder chegar a este número. O governo tem demorado muito para tomar esta medida”, disse.

Contudo, Pinheiro se mostrou preocupado com a decisão do governo neste período. “Nós servidores públicos efetivos, temos negociação com o governo para receber. Agora em julho será feita a inclusão da folha de pagamento do retroativo da data-base e este retroativo é para todos os servidores concursados. Não vamos admitir que eles venham comprometer o compromisso e o que a lei determina”, esclareceu.

Fonte: PortalCT

Disponível em: http://www.portalct.com.br/estado/2013/06/25/54955-sisepe-diz-que-governo-mais-uma-vez-quer-enrolar-e-tapear-os-servidores-publicos