SISEPE-TO vai colaborar com as investigações da CPI do IGEPREV

23/10/2014 20/11/2017 03:12 220 visualizações

DSC06244 siteO presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as irregularidades no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV), o deputado estadual, Stalin Bucar, convocou o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, para prestar depoimento na comissão, com o intuito de colaborar com as investigações. O depoimento está marcado para a próxima segunda-feira, dia 27, às 15 horas.

 

A CPI apura o rombo provocado no Fundo de Previdência do IGEPREV, causado pela má gestão dos recursos. Os rombos foram denunciados após a investigação da Operação Miquéias, da Polícia Federal envolvendo o doleiro Fayed Trabolsi e também através de relatórios do Ministério da Previdência Social (MPS) que apontam um prejuízo consolidado de mais de R$ 153 milhões aos cofres do instituto.

 

Desde o início das denúncias no IGEPREV, o SISEPE-TO sempre ocupou papel de destaque no caso, cobrando providências das autoridades responsáveis e denunciando o caso nas diversas instâncias. Em conjunto com outras entidades sindicais e associações de classe, o Sindicato encaminhou dossiês apontando as irregularidades ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa e cobrou providências também da Procuradora Geral do Estado.

 

Além disso, o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, também prestou depoimento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, durante audiência pública realizada em dezembro do ano passado.

 

Para o depoimento de segunda-feira, Cleiton Pinheiro afirma que o SISEPE-TO continuará contribuindo com seriedade e está preparando uma série de documentos que serão entregues aos membros da CPI.

 

MOBILIZAÇÃO

Na última terça-feira, 21, os dirigentes de diversos Sindicatos compareceram à Assembleia Legislativa para protestar pela aprovação imediata do Projeto de Lei nº 30, que trata da alteração da estrutura administrativa do IGEPREV. O Projeto de Lei é fundamental para resguardar os recursos da previdência dos servidores, tendo em vista que permitirá que, somente servidores públicos de carreira, ocupem os cargos de gestão do Instituto. Os Sindicatos protestaram contra os deputados estaduais que têm feito manobras para atrasar a votação.

 

HISTÓRICO

Para entender o que aconteceu com o IGEPREV e as ações adotadas pelo SISEPE-TO e demais entidades de classe em favor da responsabilização dos culpados, clique AQUI. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz).