Uma assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SESEPE-TO) no último dia 21 mobilizou servidores efetivos ligado ao Ruraltins de todas as regionais do Estado.
Durante assembleia os servidores relataram uma série de problemas que acontecem no órgão, principalmente em relação à falta de estrutura de trabalho, como frota de veículos e estrutura de atendimento nas delegacias regionais. De acordo com os servidores, muitos veículos da frota estão sem condições de uso, o que dificulta o trabalho das equipes.
Durante a Assembleia o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, destacou a importância da mobilização da categoria também como forma de fortalecer o trabalho do Ruraltins. Para Cleiton Pinheiro, o Ruraltins desempenha um importante trabalho de assistência e extensão rural. “Muitas vezes a única assistência técnica que o produtor recebe vem através da atuação do Ruraltins. Não podemos admitir que um órgão com esta importância para o desenvolvimento do Tocantins seja tratado desta forma pelo governo”.
Para o Vice-Diretor Geral do SISEPE-TO, Rorilândio Nunes, a situação do órgão é preocupante. “Mesmo enfrentando estas dificuldades os serviços estão sendo realizado dentro do possível porque os servidores do Ruraltins têm compromisso em atender principalmente os pequenos agricultores”.
Deliberações
Durante a assembleia os servidores deliberam uma séria de ações que serão feitas como forma de valorizar o trabalho do Ruraltins e buscar soluções para os problemas enfrentados pela autarquia.
Entre elas estão: oficiar o Governo sobre a falta de condições de trabalho no órgão e cobrar a solução para este problema; cobrar do governo a renovação da frota de veículos como forma de garantir mais segurança e também melhor atendimento aos pequenos agricultores; imediato pagamento das progressões para os servidores que ainda não receberam este direito; que os cargos de chefias sejam ocupados por servidores efetivos e escolhidos através de eleição pela categoria; realinhamento da tabela financeira da categoria; instituição da Redater (Ressarcimento de Atividade Assistência Técnica e Extensão Rural) e instituição da jornada de 06 horas. (Antonio da Luz – Assessoria de Comunicação SISEPE-TO)