Neste sábado, 20 de dezembro, os servidores públicos sindicalizados ao SISEPE-TO também participaram de uma Assembleia Geral Extraordinária, em Palmas. A Assembleia, a segunda do dia, iniciou às 14h30 e a pauta deliberou sobre a destituição do membro efetivo da Diretoria, Aguinaldo Olinto de Almeida Filho, Diretor Administrativo e Financeiro do SISEPE-TO. A destituição foi aprovada por 85% dos sindicalizados presentes à Assembleia e Aguinaldo está fora do cargo no SISEPE-TO. Quinze por centro (15%) dos sindicalizados presentes votaram pela continuação do ex-diretor e 5% votaram banco ou nulo.
Os filiados votaram por meio de escrutínio secreto. Na cédula impressa, constavam as seguintes perguntas: 1) Você vota pela destituição do membro efetivo da Diretoria, Aguinaldo Olinto de Almeida Filho, ocupante do cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do SISEPE-TO? 2) Você vota pela não realização de nova eleição para o preenchimento do cargo vago de Diretor Administrativo e Financeiro do SISEPE-TO? 3) Você vota em Ivan Júnior Pereira da Silva, Vice-Diretor Administrativo e Financeiro do SISEPE-TO, para assumir a titularidade do cargo vago de Diretor Administrativo e Financeiro do SISEPE-TO? Em todas as perguntas, os filiados deveriam responder SIM ou NÃO.
A apuração do resultado final mostrou ainda que 77% dos sindicalizados presentes votaram pela não realização de nova eleição para escolha de novo Diretor Administrativo e Financeiro e 17% pela realização de nova assembleia, sendo que 6% votaram branco ou nulo. Na terceira pergunta da cédula, 85% dos sindicalizados votaram a favor do Vice-Diretor Administrativo e Financeiro assumir a titularidade do cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do SISEPE-TO; 9% votaram contra e 6% votaram branco ou nulo.
O ex-diretor financeiro do SISEPE-TO, Aguinaldo Olinto, havia sido eleito nas Eleições Gerais realizadas no dia 27 de abril deste ano. Conforme determina o Estatuto do SISEPE-TO, a Assembleia Extraordinária da tarde deste dia 20 foi convocada pelo presidente, Cleiton Pinheiro e o edital de convocação está no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 17 de dezembro, página 63.
COMO FOI A ASSEMBLEIA
Na programação da Assembleia Geral Extraordinária, o presidente do SISEPE-TO expôs os motivos que culminaram no pedido de destituição do diretor financeiro. Aguinaldo Olinto, por sua vez, teve oportunidade de fala e fez sua defesa diante dos servidores públicos presentes. Houve ainda um momento para as considerações dos filiados no qual 06 filiados manifestaram sua opinião. A votação aconteceu em seguida, por meio de escrutínio secreto, com marcação em cédula impressa e contou com a colaboração de 20 mesários voluntários.
Como a Assembleia Geral é o órgão máximo de decisões do Sindicato, a decisão não cabe recurso administrativo. O resultado da Assembleia também determina que, a partir deste sábado, 20, o novo diretor financeiro do SISEPE-TO é o filiado Ivan Júnior Pereira da Silva.
CONHEÇA O NOVO DIRETOR FINANCEIRO
Ivan Júnior Pereira da Silva tem 36 anos e é servidor público municipal na cidade de Piraquê, Região Norte do Tocantins. Filiou-se ao SISEPE-TO em 2012. Graduado em contabilidade pelo ITPAC, ele é casado e pai de dois filhos. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo e Antonio da Luz)