Nesta sexta-feira, 05 de dezembro, o SISEPE-TO comemora 23 anos de história. Fundado em 1991, o SISEPE-TO foi criado para defender e representar legalmente as categorias profissionais de servidores públicos no Estado do Tocantins. É o SISEPE-TO quem defende o servidor público nos aspectos trabalhista, jurídico, financeiro e social.
Ao olhar a história, podemos perceber que a atuação sindical do SISEPE-TO garantiu a manutenção de direitos importantes e conquistou outros que fazem a diferença no dia a dia do servidor. “Existem direitos dos servidores estaduais como, por exemplo, a data-base e a revisão do Plano de Carreiras (PCCR) do Quadro Geral que só se concretizaram por conta da atuação insistente do SISEPE-TO, através da mobilização da categoria e das cobranças ao Governo. No caso dos servidores municipais, temos inúmeras conquistas que o SISEPE-TO atuou. Aqui, não damos descanso a nenhum Governo. Lutamos pela categoria de forma insistente”, conta o atual presidente, Cleiton Lima Pinheiro.
Hoje, o Sindicato conta com a melhor estrutura para atender o filiado. São 05 delegacias sindicais nas regiões Norte, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Central, além da sede administrativa de Palmas. As delegacias regionais estão localizadas nos municípios de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Taguatinga e fazem parte da política de descentralização do atendimento que vem sendo implantada desde 2007. “O SISEPE-TO existe para trabalhar em defesa do servidor. Estar perto dos nossos representados é uma preocupação nossa. Por isso, investimos tanto na implantação das delegacias regionais e da estrutura de atendimento em Palmas, para facilitar o acesso do servidor ao Sindicato e dar mais agilidade na solução das demandas da categoria”, conta Pinheiro.
Em Palmas, o Sindicato também iniciou a construção de um grande complexo de lazer de acesso exclusivo aos filiados que funcionará na ACSU-NE 60, próximo ao Centro de Atividades do SESC. O espaço contará com piscinas para uso infantil e adulto, bar molhado, academia, hotel para filiados, quadra poliesportiva, salão de jogos, churrasqueiras, área de convívio, área de atendimento, entre outras.
SUBSÍSIO PARA QUE O TRABALHO ACONTEÇA
Segundo o vice-presidente do SISEPE-TO, Milton Gomes da Rocha, o trabalho do SISEPE-TO só é possível por conta da contribuição de cada filiado. “É o filiado quem subsidia toda a atuação sindical. Por isso, investimos em assessoria jurídica gratuita, hotéis nas sedes regionais, sedes regionais bem equipadas, tecnologia e veículos que dão agilidade aos serviços do dia a dia. Não temos outro objetivo a não ser esse. Tudo que é feito no SISEPE-TO é feito para dar melhores condições e garantir a defesa do nosso filiado”, explica Milton Rocha, que também exerce cumulativamente a função de delegado sindical da Regional Central. Além da contribuição mensal dos filiados, o Sindicato tem como fonte de receita a contribuição compulsória anual (contribuição sindical).
BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS DOS FILIADOS
Além de investir na melhoria da estrutura de atendimento e nas mobilizações que garantem os direitos atuais e conquistam novos direitos para os servidores públicos, o SISEPE-TO também busca ampliar os benefícios exclusivos para quem é filiado.
Hoje, o principal deles é a assessoria jurídica gratuita e especializada. Para se ter clareza sobre a dimensão do atendimento jurídico do SISEPE-TO, relatórios internos apontam que, de janeiro de 2013 a setembro de 2014, foram 14.438 atendimentos realizados, entre atendimentos telefônico, presencial e documental. Quando se trata de processos, ações judiciais, recursos e pareceres emitidos e protocolados, o total é de 2.350 no período. “São números que mostram o quanto nossa Assessoria Jurídica tem trabalhado e o quanto o filiado confia em nós. Nosso jurídico é vitorioso em grande parte das ações que ingressamos”, enfatiza o presidente do SISEPE-TO.
Além do atendimento jurídico, o filiado também tem a sua disposição uma estrutura exclusiva de hospedagem em cada uma das delegacias regionais. São quartos equipados com receber bem cada um de nossos filiados, com ar condicionado, banheiros e camas confortáveis. “Os hotéis são bastante utilizados pelos filiados que têm que viajar pelo interior do Estado para trabalhar ou fazer algum tratamento médico, por exemplo. Ficando no hotel do SISEPE-TO, o servidor filiado tem um quarto confortável para descansar e paga somente uma taxa de manutenção no valor de R$ 10,00 por dia”, conta o diretor geral, Clayrton Cleiber da Silva Carneiro Xavier.
Outro benefício são as empresas conveniadas ao SISEPE-TO que oferecem descontos que podem chegar até a 50%. São postos de combustíveis, escolas, lojas de material de construção, consultórios odontológicos, lojas de confecções, supermercados, hotéis, entre outros.
PORTAL DA QUALIFICAÇÃO
O Portal da Qualificação é uma iniciativa do SISEPE-TO implantada em dezembro de 2010, que visa oportunizar aos servidores cursos de qualificação a preços acessíveis. Os cursos são aceitos pela Secretaria de Estado da Administração (SECAD) na hora de conceder as progressões do Quadro Geral e hoje, nenhum filiado que se matricula precisa pagar. “Para o filiado, o curso é gratuito. E para outras pessoas que desejam fazer, a taxa é simbólica”, explica o Diretor de Assuntos Técnicos e de Qualificação, Luiz Carlos Benedito. Segundo ele, atualmente, estão disponíveis oito cursos com matrículas abertas e a expectativa é que em 2015, novos cursos sejam abertos.
DESAFIOS PARA O PRÓXIMO ANO
A atual diretoria tem como meta ampliar ainda mais a atuação sindical o atendimento ao filiado. Segundo o presidente Cleiton Pinheiro, em 2015, o SISEPE-TO vai investir mais no Portal da Qualificação, com cursos para atender aos servidores estaduais e municipais que terão sua progressão. “Também queremos criar mais uma Delegacia Regional para atender a região do Bico do Papagaio, que é muito extensa”, conta o presidente.
O Sindicato também vai lutar pela implantação do auxílio-alimentação para os servidores estaduais, que é uma reivindicação antiga dos filiados. “Já apresentamos esta proposta ao Governador eleito e ele assumiu o compromisso de discutir conosco”, explica Cleiton Pinheiro e acrescenta: “A jornada de 6 horas de trabalho é outra pauta que vamos trabalhar em 2015 com o Governo do Estado. Não podemos esquecer também do IGEPREV. Nos municípios, vamos continuar ampliando nossa atuação e garantindo direitos como data-base, Planos de Carreira e melhores condições de trabalho”, finalizou.
SAIBA QUEM FORAM OS PRESIDENTES DO SISEPE-TO DESDE 1991
1991 a 1995: Luiz Tadeu Ribeiro Nardes
1995-1997: Ana Maria Gomes Machado
1997-2001: Aguinaldo Olinto de Almeida Filho
2001-2004: Francisco Alberto Teixeira Albuquerque
2004-2007: Aguinaldo Olinto de Almeida Filho
2007-2010: Cleiton Lima Pinheiro
2010-2014: Cleiton Lima Pinheiro
2014-2018: Cleiton Lima Pinheiro
NOSSOS CONTATOS
O SISEPE-TO está sempre a sua disposição. Anote nossos e-mails e entre em contato conosco:
Presidência – presidencia@sisepe-to.org.br
Vice-presidencia – vicepresidencia@sisepe-to.org.br
Diretoria Geral – diretoriageral@sisepe-to.org.br
Vice-Diretoria geral – vice-diretoriageral@sisepe-to.org.br
Diretoria Financeira - diretoriafinanceira@sisepe-to.org.br
Diretoria Jurídica - diretoriajuridica@sisepe-to.org.br
Diretoria de Comunicação – diretoriacomunicacao@sisepe-to.org.br
Diretoria de Qualificação – diretoriaqualificacao@sisepe-to.org.br
Conselho Fiscal - conselhofiscal@sisepe-to.org.br
Departamentos internos:
Gerência Administrativa - gerencia@sisepe-to.org.br
Jurídico - juridico@sisepe-to.org.br
Cadastro - cadastro@sisepe-to.org.br
Arrecadação - arrecadacao@sisepe-to.org.br
Financeiro - financeiro@sisepe-to.org.br
Assessoria de Comunicação - comunicacao@sisepe-to.org.br. (Reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)