No último dia 15 de setembro, a Diretoria Executiva e os integrantes das Delegacias Sindicais Regionais do SISEPE-TO participaram de um grande evento de apresentação das propostas e compromissos dos candidatos a Governador para os servidores públicos estaduais. Idealizada pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Tocantins (NCST-TO), pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e pela União Sindicalista dos Trabalhadores (UST), a 1ª SABATINA DAS CENTRAIS SINDICAIS COM OS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO TOCANTINS ocorreu às 19h30, no auditório do Centro Educacional São Francisco de Assis, em Palmas, e tratou especificamente das propostas para os servidores públicos estaduais.
No formato definido pela Comissão Organizadora, a Sabatina foi dividida em quatro blocos e uma mesma pergunta devia ser respondida por todos os candidatos, a fim de que se pudesse conhecer as propostas para o assunto estabelecido. Todos os Sindicatos participantes puderam formular perguntas que abordaram questionamentos sobre propostas para as categorias da saúde, educação, segurança pública, Quadro geral, entre outras. A ordem das perguntas e das respostas foi definida por sorteio.
O candidato Marcelo Miranda (PMDB) não compareceu. Ele enviou justificativa via e-mail alegando “choque de agenda”. Ressalte-se, por oportuno, que a organização informou que a Assessoria de todos os candidatos tinha conhecimento prévio da data de realização da Sabatina e a Assessoria do candidato Marcelo Miranda participou, inclusive, da reunião de discussão do regulamento da Sabatina, ocorrida em 21 de agosto, na sede da NCST, em Palmas.
O candidato Sandoval Cardoso (SD) compareceu, mas não ficou até o final da programação. Ele saiu no início do terceiro bloco, após responder a pergunta do SISEPE-TO, alegando compromisso de campanha no Setor Taquaralto, na Capital.
Permaneceram até o final da Sabatina, os seguintes candidatos: Ataídes Oliveira (PROS), Carlos Potengy (PCB), Eula Angelim (PSOL) e Luis Cláudio (PRTB).
Segundo a Organização, todo o conteúdo da Sabatina será disponibilizado na íntegra na internet. O PRIMEIRO e o SEGUNDO blocos já estão disponíveis. Para acompanhar informações a respeito, continue acessando o blog oficial do evento: http://sabatinadascentrais.blogspot.com.br/
PERGUNTA DO SISEPE-TO
Obedecendo a ordem de sorteio, o questionamento do SISEPE-TO ficou para o terceiro bloco. Representando os servidores do Quadro Geral do Poder Executivo do Tocantins, o presidente Cleiton Pinheiro fez a seguinte pergunta: “Senhores candidatos, historicamente, todos os governadores do Tocantins têm dado tratamento diferenciado na valorização salarial dos servidores estaduais. Foi assim em dezembro de 2005 e o fato se repetiu agora em abril de 2014. Pergunto: qual é o compromisso dos senhores com o realinhamento salarial para as categorias que não foram contempladas, principalmente, o Quadro Geral? Pergunto também: caso eleito, vocês se comprometem a implantar a jornada de 06 horas, estabelecendo dois turnos, um turno das 8h às 14h e outro turno das 12h às 18h, totalizando assim 10 horas ininterruptas de serviços à população?
Veja o que os candidatos responderam, por ordem de sorteio:
Eula Angelim (PSOL):“Entre comissionados, efetivos e contratados, existem muitas indicações políticas. Isso é o que prejudica o andamento e a melhoria do quadro. Haverá sim no meu Governo, respeito ao tempo, ao plano de carreira, realização de concursos públicos de renome nacional e respeitados. É interessante haver uma moralização na nossa política porque daí, em todos os setores, os servidores serão respeitados.”
Sandoval Cardoso (SD):“O Tocantins precisava desse retorno das 08 horas nesse momento, nós precisávamos avançar. Mesmo sendo uma medida que politicamente possa não ter me ajudado, tive a coragem de tomar porque o nosso Estado precisava dos servidores nesse momento. Muitas realizações iam acontecer e o conjunto de secretarias funcionando nos dois períodos era necessário nesse momento. Mas, não quer dizer que seja definitivo. Nós podemos discutir outros formatos no Governo que vem, nos próximos 04 anos.”
Carlos Potengy (PCB):“Nós achamos fundamental essa proposta do SISEPE-TO e entendemos a importância dela. Só que temos que pensar de que maneira essas propostas serão viabilizadas, de que maneira isso vai ser posto em prática. Temos a proposta de que através de Assembleias nós poderemos discutir essas propostas e os Conselhos serão os gestores que as fiscalizarão e acompanharão. O que defendemos é o poder popular, é o que defendemos como projeto de governo. E esse projeto passa por discussões em assembléias e conselhos”
Marcelo Miranda (PMDB):Ausente.
Ataídes Oliveira (PROS):“Quero dizer a vocês que o problema é muito mais grave. Temos que equilibrar as contas e enquanto não fizermos isso, nada poderá ser feito. Enquanto não acabarmos com a corrupção, não vai adiantar nada.”
Luis Cláudio (PRTB):“A jornada de 06 ou 08 horas pretendo discutir ela com os servidores. O que for melhor para o serviço público do Tocantins nós vamos tomar a decisão com relação a isso. Entendo que essa jornada de 06 horas em dois turnos é bem interessante. Com relação ao realinhamento salarial, seria leviano eu afirmar qualquer coisa agora. Primeiramente, é a questão orçamentária. Eu tenho que saber se tem dinheiro pra fazer. Se não tem dinheiro, vamos discutir e colocar no orçamento para que isso aconteça.”
ENCERRAMENTO
Ao final dos quatro blocos, a Comissão Organizadora, junto com os presidentes das entidades classistas participantes da 1ª Sabatina, entregou aos candidatos a Governador, a pauta contendo todas as reivindicações dos Sindicatos e Associações dos servidores públicos estaduais. A revista com a pauta foi assinada pelos candidatos presentes.
Cleiton Pinheiro, presidente do SISEPE-TO e atual presidente da NCST-TO, falou em nome das Centrais Sindicais realizadoras do evento, agradeceu a participação de todos os candidatos e criticou as ausências de Sandoval Cardoso e Marcelo Miranda. “Gostaria de parabenizar e agradecer a presença de todos os candidatos que participaram e lamentar as ausências dos candidatos Sandoval e Marcelo Miranda. Gostaria de agradecer todas as entidades classistas que contribuíram para que esse evento pudesse ocorrer e dizer aos senhores candidatos que aqui está a representação de mais de 35 mil servidores públicos, que vieram para ouvir os compromissos com a categoria. Todas as categorias têm as suas demandas específicas e essas demandas estão sendo entregues aos senhores candidatos. Essa pauta de reivindicações foi uma forma de tentar alinhar com o Governo, a busca de discussões coletivas com todas as categorias e não mais de forma individual, de acordo com a conveniência de cada área”, pontuou Pinheiro.
Além da NCST-TO, também liderou a organização da Sabatina, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), por meio de seu presidente Antonildo Alexandre e a União Sindicalista dos Trabalhadores (UST), por meio de seu presidente Luciano Lucas. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)