Servidores estaduais já podem sacar salário de dezembro

13/01/2015 20/11/2017 03:12 200 visualizações

dinheiroConforme anunciado pelo Governo do Tocantins, foi pago nesta terça-feira, 13, o salário dos servidores públicos estaduais referente ao mês de dezembro do ano passado. O pagamento deste salário era de responsabilidade da gestão do ex-governador, Sandoval Cardoso, mas, ao deixar o cargo, ele sequer fez o empenho da folha de pagamento (veja nota de repúdio aqui). A dívida ficou então para o governador eleito, Marcelo Miranda e desde a posse, a equipe do Governo vinha estudando como o pagamento poderia ser feito.

 

É importante lembrar que a pressão feita pelas entidades classistas dos servidores estaduais, junto com a indignação de toda a categoria, foram peças fundamentais para que o Governo não parcelasse a dívida e pagasse tudo, em parcela única. Os Sindicatos, Centrais Sindicais e Associações dos Militares se uniram em prol desta causa e criaram um fórum de deliberações conjuntas. Mesmo sem previsão de serem recebidos pelo Governo, os representantes dos servidores foram pessoalmente até o Palácio Araguaia e forçaram a realização de uma reunião sobre o assunto. “Naquele momento, não havia nenhuma reunião agendada, nós tentávamos e nada. Por isso, decidimos nós mesmos ir até o Palácio para saber do Governador se realmente não havia dinheiro para pagar. Uma comissão de secretários nos recebeu e naquele momento, eles viram a união de 26 entidades classistas pela mesma causa. Nós mostramos que as categorias estavam unidas e que não iam aceitar que o servidor saísse prejudicado”, conta o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

 

Pinheiro revela que o momento mais crítico foi quando o Governo anunciou que o salário seria parcelado em 04 vezes. “A reação contrária foi maciça. Recebi inúmeras ligações de servidores indignados. Toda a categoria se revoltou. E foi nesse momento que as entidades classistas se uniram para mostrar ao Governo, numa só voz, que para o servidor não havia outra saída que não fosse o pagamento em parcela unida”, disse Cleiton.

 

O pagamento realizado nesta terça-feira, 13, atende a principal reivindicação dos Sindicatos. Mas, outras medidas anunciadas pelo Governo ainda causam preocupação aos servidores públicos. “Sem dúvida, o pagamento em parcela única é uma vitória. Mas, o SISEPE-TO ainda vai discutir com o Governo sobre os próximos pagamentos. O Governo quer alterar a data de pagamento para todo dia 13, pelo menos até Abril. Ocorre que, essa medida pode gerar a cobrança de juros e multas para os servidores que já têm suas contas agendadas para o 5º dia útil de cada mês, que é a data estabelecida para o pagamento do salário no Estado. Vamos lutar para que o Governo reveja esse posicionamento”, argumenta o presidente do SISEPE-TO.

 

OFÍCIO

Após reunião com o subsecretário de Estado da Fazenda, Wagner Borges, realizada no último dia 09, os representantes dos servidores protocolaram um ofício conjunto na Secretaria da Fazenda, solicitando uma reunião especificamente para tratar dessa alteração das datas dos próximos pagamentos dos servidores públicos. A data pedida foi o próximo dia 23, mas, até o momento, o Governo não se manifestou. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)