Após pressão dos Sindicatos, Governo descarta parcelamento do salário dos servidores estaduais

07/01/2015 07/01/2015 23:56 212 visualizações

DSC07007 siteEm reunião com as entidades classistas, os gestores que representam o Governo do Tocantins descartaram a possibilidade de parcelamento do salário de dezembro/2014. A reunião aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 07, e contou com a presença de 11 representantes dos Sindicatos, Associações dos Militares e Centrais Sindicais que representam os servidores públicos estaduais.

 

DSC07014 site“Não vamos mais trabalhar com pagamento parcelado. Vamos trabalhar para pagar as duas folhas”, afirmou o Procurador Geral do Estado, Sérgio do Valle. Também participaram da reunião: o Secretário da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira e o Subsecretário da Fazenda, Wagner Borges.

 

Os representantes do Governo abriram a reunião informando o que tem sido feito para que o pagamento aconteça. Foi sinalizado como possibilidade uma Antecipação de Receita Orçamentária (ARO) junto ao Banco do Brasil, visto que, segundo o Secretário da Fazenda, a instituição financeira informou que não há possibilidade de outro tipo de financiamento para pagamento de folha.

 

O Governo afirma que existiriam alguns impedimentos para se efetuar essa antecipação, sendo o principal deles, a falta da Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) do Estado, que venceu no dia 31 de dezembro do ano passado.

 

DSC07025 siteCom isso, os representantes de classe sugeriram ao Governo que essa antecipação seja realizada para o pagamento da folha de janeiro e que a folha de dezembro seja quitada com a parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e os recursos do ICMS, que serão creditados nas contas do Estado no dia 9 de janeiro.

 

Os representantes classistas foram incisivos em cobrar o pagamento em parcela única até o dia 10 de janeiro. Porém, o Governo afirmou que não poderia dar um prazo, pois estaria trabalhando com nove possibilidades diferentes de quitar a folha.

 

Os líderes sindicais cobraram prioridade no pagamento dos salários dos servidores públicos, diante de outros compromissos alegados pela equipe do Governo.

 

Os gestores afirmaram que apresentarão, nesta quinta-feira, 08, ao Governador, Marcelo Miranda, as possibilidades de pagamento levantadas até o momento e que a resposta será apresentada à Comissão das Entidades Classistas na manhã desta sexta-feira, 09, na Secretaria da Fazenda.

 

Os servidores públicos devem continuar acessando os canais de comunicação dos seus Sindicatos, Associações e Centrais Sindicais. Qualquer convocação direcionada a categoria será publicada nesses meios.

 

COMISSÃO

Fazem parte da Comissão de negociação junto ao Governo, as seguintes entidades classistas: SISEPE, SINTRAS, SINDARE, SINDEPOL, SEET, SINDIFISCAL, SINTET, SICIDETO, ASSPMETO, CTB e NCST-TO. (Assessorias de Comunicação das Entidades Classistas representativas dos servidores públicos estaduais)