Longas filas e poucas pessoas fazendo o atendimento. Essas são algumas reclamações feitas por servidores públicos estaduais titulares do Plansaúde que estão tendo problemas com o recadastramento convocado pelo Governo do Estado. O recadastramento começou na última terça-feira, dia 13, em Palmas, Tocantinópolis e Araguatins.
“Cheguei às 06 horas da manhã, recebi uma senha de número 40 e só fui atendido ao meio dia”, reclamou um sindicalizado ao SISEPE-TO que pediu para não ter o nome divulgado por medo de retaliações.
Os servidores reclamam também que o atendimento é feito apenas na parte da manhã, o que provoca inúmeros transtornos. “Aqui em Araguatins, o atendimento vai acontecer somente até sexta-feira, dia 16 e quem perder esta data terá de fazer o recadastramento em Palmas”, reclama outro servidor.
De acordo com a Secretaria da Administração, órgão responsável pelo recadastramento, o Plansaúde possui 88.288 assistidos, entre servidores titulares (ativos e inativos) e seus dependentes. Quem não fizer o recadastramento terá o benefício suspenso a partir de 11 de janeiro, até sua regularização.
SECAD RESPONDE
Após receber as denúncias dos servidores que reclamaram do atendimento durante o recadastramento, o SISEPE-TO procurou a SECAD em busca de respostas sobre o caso. A secretaria negou os problemas.
De acordo com a SECAD, em Araguatins e Tocantinópolis, onde o recadastramento ocorrerá até a próxima sexta, 16, as equipes estão preparadas para atender 2.044 usuários na primeira cidade e 2.024 na segunda.
Em Araguatins, onde houve a denúncia de tumulto, já foram atendidos 568 usuários e a Gerência de Cadastro e Assistência ao Segurado garante que todos que comparecerem até sexta serão devidamente recadastrados. A orientação é que os servidores reunam toda a documentação com antecedência, para evitar transtornos.
CALENDÁRIO
De acordo com calendário divulgado pela SECAD os atendimentos acontecerão em Araguatins e Tocantinópolis até sexta-feira, dia 16. Depois será a vez de Araguaína (19/10 a 6/11); Colinas e Guaraí (9 a 13/11); Paraíso e Miracema (16 a 20/11); Dianópolis e Arraias (23 a 27/11); Gurupi (30/11 a 11/12); e Porto Nacional (7 a 17/12). (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)