O Delegado Sindical do SISEPE-TO, Ronaldo Sérgio, acompanhado do advogado da regional, Luciano Barbosa, estive na tarde desta terça-feira (24) na sede da Caixa Econômica Federal para mais uma vez busca informações sobre o fim do convênio entre a instituição e as prefeituras de Araguanã e Piraquê.
Segundo o representante da Caixa, o fim dos convênios ocorreu devido ao não repasse das mensalidades dos consignados, descontadas dos servidores. O representante da Caixa informou, também, que o banco buscou de todas as formas o não rompimento do convênio, mas chegou a um ponto que não houve mais condições de manter a situação.
De acordo com informações da Caixa, faz cinco meses que a Prefeitura de Araguanã não repassa os valores das parcelas. Já a Prefeitura de Piraquê parou de fazer os repassas faz 10 meses. Segundo a Caixa Econômica Federal a Prefeitura de Araguanã fez uma proposta para tentar negociar. No entanto não houve acordo. Por outro lado, a Prefeitura de Piraquê nem chegou a negociar com o banco.
DEMORA
O delegado sindical regional Norte do SISEPE-TO, Ronaldo Sérgio, questionou o fato de a Caixa ter demorado em informar os servidores sobre o fim do convênio e também o por quê de a Caixa não ter feito uma reunião com os servidores para explicar a situação, uma vez que já tinha uma reunião pré-agendada em ambas as cidades.
A Caixa informou que a situação está sendo analisada pelo Departamento Jurídico, que está tomando todas as medidas para que as prefeituras sejam responsabilizadas. “Deixamos bem claro para a Caixa Econômica Federal que o SISEPE-TO estará acompanhando toda esta situação e não vamos admitir que os servidores sejam prejudicados, uma vez que a responsabilidade pelos repasses era das Prefeituras”, afirma Ronaldo. (Assessoria de Comunicação – SISEPE-TO – Antonio da Luz)