Na última quinta-feira, dia 29 de outubro, o SISEPE-TO teve reunião com a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão a fim de discutir soluções para as reivindicações dos servidores públicos dos departamentos de Tecnologia da Informação dos órgãos estaduais (TI).
A reunião foi solicitada pelo SISEPE-TO depois que os servidores relataram diversos problemas que dificultam o trabalho e maior agilidade no dia a dia. Participaram da reunião: o Superintendente da Tecnologia da Informação da Seplan, Stanley Carlos de Novais; o vice-presidente do SISEPE-TO, Milton Rocha; o diretor-geral, Clayrton Claiber; o diretor de Assuntos Técnicos e de Qualificação Profissional, Luiz Carlos Benedito; além dos diretores de Base da Tecnologia da Informação, Edir Pereira dos Santos e a suplente, Valéria Pereira Mota.
Durante a reunião, o SISEPE-TO protocolou ofício endereçado ao secretário David Siffert Torres, com 18 páginas, elaborado pelos próprios profissionais da TI, a pedido do Sindicato, cujo intuito é buscar melhorias para os profissionais. Junto com o documento, o SISEPE-TO também anexou um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que trata dos altos investimentos feitos pelo Estado em Tecnologia da Informação.
PRINCIPAIS PROBLEMAS
No documento entregue pelo SISEPE-TO, os profissionais da TI relatam problemas de infraestrutura, Recursos Humanos, Softwares, telefonia móvel e fixa, falta de segurança das informações, falta de programa de incentivo à capacitação profissional, Plano de Carreiras e falta de investimentos.
O superintendente de Tecnologia de Informação da Seplan, Carlos de Novais, concorda que o setor de TI do Governo enfrenta problemas. Segundo ele, há um esforço no sentido de reverter este quadro. “Estamos trabalhando no sentido de resolvermos esta situação o mais rápido possível, inclusive com a inclusão de projetos no PPA”, argumentou.
O vice-presidente do SISEPE-TO cobrou agilidade. “É preciso que o Governo do Estado trate essa questão com prioridade, pois há risco deste setor entrar em colapso”, pontuou Milton Rocha. Sobre a situação, o diretor de base da TI, Edir Pereira dos Santos, avalia que a TI do Estado ainda não entrou em colapso graças ao esforço dos profissionais da área. “Todos os dias, os profissionais são obrigados a fazer verdadeiras gambiarras para que o sistema continue em funcionamento. É preciso que o Governo olhe para a TI com mais preocupação. Além da falta de investimentos, já perdemos inúmeros profissionais em função da situação do setor”, relata.
PROPOSTAS
O documento propõe algumas soluções importantes. Entre elas estão o projeto “Tocantins Conectado”, integração com as instituições de pesquisa, licenciamento corporativo ESRI e Metrotins. Todas as propostas apresentadas têm como finalidade a melhoria na qualidade dos serviços, da infraestrutura e da segurança da TI do Estado. Confira as propostas no documento em anexo. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)