Secretário da Administração fala sobre a data-base

13/05/2015 13/05/2015 15:15 197 visualizações

DSC05157Na reunião desta quarta-feira, 13 de maio, entre o SISEPE-TO e a SECAD, o secretário Geferson Barros fez algumas considerações sobre a data-base dos servidores do Poder Executivo. No último dia 07, o Governo do Estado cancelou uma reunião agendada com todas as entidades classistas que seria no dia 08 e discutiria o pagamento da data-base.

 

O SISEPE-TO esteve na SECAD nesta manhã para tratar das progressões e aproveitou para cobrar novidades sobre a data-base, além de pedir urgência na realização da reunião que foi desmarcada com as entidades classistas.

 

É importante esclarecer que a discussão da data-base não envolve somente o SISEPE-TO. “É uma discussão coletiva, que envolve todas as entidades classistas. Não são apenas os servidores do Quadro Geral. São servidores de diversas categorias. O SISEPE-TO está trabalhando de forma conjunta, pois quanto mais unidas estiverem as entidades, mais força terá nossa mobilização”, enfatizou Cleiton Pinheiro, presidente do SISEPE-TO.

 

Sobre a data-base, Geferson Barros informou que a SECAD está fazendo as minutas das tabelas financeiras. Disse também que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fechando o relatório com os custos da inclusão. “Nós dependemos desse relatório para discutir com as entidades”, pontuou o secretário da Administração ao afirmar que a reunião só será marcada depois que esse relatório estiver concluído.

 

Outra novidade é que o percentual que será aplicado foi divulgado na última sexta-feira, dia 08. O INPC acumulado nos últimos meses fechou em 8.3407%.

 

DATA-BASE

Primeiro de maio é a data estabelecida para a revisão geral anual da remuneração e subsídio dos servidores públicos do Poder Executivo do Tocantins, bem como dos empregados públicos da Unitins. É importante esclarecer que a data-base não é um reajuste; é uma reposição das perdas salariais que os servidores tiveram com a inflação.

 

No ano passado, o índice apurado foi de 10,8008% e tem por base o INPC acumulado no período de outubro de 2012 a abril de 2014.

 

A data-base do Executivo foi implantada em 2007. Desde a implantação até a última data-base incorporada, o servidor estadual já teve um acréscimo de 43% em seu salário, o que demonstra a importância que ela tem para a remuneração do servidor público estadual. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)