A pressão exercida pelo SISEPE-TO e demais representantes dos servidores públicos, bem como a união da categoria que lotou as galerias do Plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira, 22, estão fazendo com que a negociação da data-base seja reaberta por parte do Governo do Estado. Os servidores estão em greve desde o dia 16 de junho e reivindicam o pagamento integral da data-base e das progressões.
A negociação estava travada desde que o Governo encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 13/2015, estabelecendo o pagamento da data-base em duas parcelas. O SISEPE-TO considerou o envio uma afronta ao servidor, já que o projeto de lei foi encaminhado sem consenso com as categorias.
Nesta terça-feira, os servidores compareceram à sessão e acompanharam todos os pronunciamentos dos deputados estaduais. Eles levaram cartazes, faixas e protestaram em defesa do pagamento da data-base em parcela única.
Uma reunião foi chamada na sala VIP da Assembleia. Os deputados convocaram os presidentes dos Sindicatos que estavam presentes para discutir uma forma de dar fim ao impasse do pagamento da data-base. Os deputados estão intermediando a negociação e uma nova proposta pode sair a qualquer momento.
A mobilização dos servidores terá continuidade no período da tarde. Eles seguem concentrado na Assembleia Legislativa para acompanhar as reuniões das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Finanças e Tributação, além da Audiência Pública que vai discutir o rombo causado aos cofres do IGEPREV.
A programação do dia encerrará às 16 horas, quando haverá Assembleia Geral para deliberar sobre os rumos do movimento grevista. A Assembleia Geral será em frente à Assembleia Legislativa do Tocantins. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)
Tem facebook? Veja mais fotos AQUI.