Na Unitins, SISEPE-TO cobra direitos dos empregados públicos

13/08/2015 13/08/2015 14:34 199 visualizações

DSC00762 SITENo final da tarde da última terça-feira, dia 11, a diretoria do SISEPE-TO esteve com a reitora da Fundação Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso para discutir diversos assuntos de interesse dos empregados públicos da instituição.

 

Participaram da reunião: o vice-presidente do SISEPE-TO, Milton Rocha; o Diretor Administrativo e Financeiro, Ivan Júnior; o Diretor de Assuntos Técnicos e de Qualificação Profissional, Luiz Carlos Benedito; o Diretor Geral, Clayrton Cleiber; o Delegado Regional Central, Rorilândio Nunes e o suplente de diretor de base do SISEPE-TO na Unitins, Yzaaq Gonçalves da Silva. Da Unitins, além da reitora, participaram pró-reitores de diversas áreas.

 

Sobre o pagamento da data-base, que está atrasada desde maio, a Unitins informou que está fazendo todos os esforços para que o projeto de lei seja aprovado o mais breve possível, na Assembleia Legislativa. “E para que o pagamento seja feito em parcela única”, destacou a reitora.

 

O SISEPE-TO também cobrou que o pagamento dos salários da Unitins seja efetivado até o 5º dia útil do mês, tendo em vista que os empregados públicos são regidos pela CLT e ela determina o pagamento até o 5º dia útil. “Nesse caso, a Unitins está descumprindo a lei”, enfatizou o vice-presidente, Milton Rocha. Sobre o caso, a reitora argumentou ao SISEPE-TO que aguarda posicionamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da SECAD.

 

Outra demanda cobrada foi a formação da Comissão específica que vai discutir o impasse envolvendo a contratação, em 2003, de engenheiros com salários superiores àqueles pagos aos profissionais do quadro da instituição que exerciam funções idênticas. O SISEPE-TO cobrou agilidade na formação da Comissão e também solicitou que o Sindicato seja incluído nas discussões de alteração do regime jurídico da Universidade.

 

Na reunião, a reitoria da Unitins sinalizou ainda que deseja trabalhar de forma conjunta com o SISEPE-TO, no sentido de implantar melhorias para os empregados públicos da Instituição. “Queremos trabalhar em parceria com o Sindicato para solucionar todas as questões que envolvem os direitos dos nossos empregados. Estamos trabalhando com um projeto de Estado na Unitins, onde a universidade possa atender aos anseios da comunidade e participar efetivamente do desenvolvimento do Tocantins. E neste projeto, os empregados, professores e estudantes são peças fundamentais”, destacou a reitora. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz e Ana Mariana Araújo)