SISEPE

Decisão da Justiça: greve do SISEPE-TO é legal e Governo está proibido de cortar ponto dos grevistas

07/10/2016 07/10/2016 20:39 408 visualizações

JUSTIÇA ATENDEO Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) conseguiu mais uma importante vitória para os servidores públicos estaduais. Desta vez, a decisão beneficia os servidores que aderiram à greve geral deflagrada desde o dia 09 de agosto deste ano e que reivindica o pagamento da data-base. Publicada às 17h53 da última quinta-feira, 06 de outubro, a sentença da desembargadora Maysa Vendramini Rosal atende ao pedido de antecipação de tutela feito pelo SISEPE-TO e PROÍBE que o Governo do Tocantins promova o CORTE DE PONTO, E CONSEQUENTE DESCONTO NOS SALÁRIOSde todos os servidores representados pelo SISEPE-TO que tenham aderido à greve geral.

A decisão se refere à Ação Declaratória de Legalidade da Greve com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo SISEPE-TO, no Tribunal de Justiça (TJTO). Após analisar os argumentos apresentados pelo Sindicato, em especial o histórico da negociação que comprova que todos os requisitos estabelecidos pela lei geral de greve foram adotados, a desembargadora afirma, veementemente, que, com base nas provas apresentadas até então, NÃO VISLUMBRA NENHUMA ILEGALIDADE no movimento paredista do SISEPE-TO. “Com base nos elementos de prova amealhados até esta fase processual, não vislumbro, de plano, sobressair eiva de ilegalidade na deflagração do movimento paredista do SISEPE”, sentenciou a desembargadora.

Ela também ressalta que o Governo não pode se valer do corte de ponto como instrumento de coerção para interromper o exercício do direito de greve dos servidores públicos.

A decisão está restrita ao âmbito dos representados pelo SISEPE-TO e permanece até o julgamento final do mérito. Em caso de descumprimento do teor da decisão, o Governo do Tocantins estará sujeito a multa diária de R$ 50 mil, até o limite de R$ 1 milhão, sem prejuízo das sanções por crime de desobediência.

MOBILIZAÇÃO DO DIA 11

Estava prevista a participação do SISEPE-TO num protesto da próxima terça-feira, dia 11 de outubro, em Palmas, coordenado pelo Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO).

No entanto, considerando a decisão divulgada nesta sexta-feira, dia 07 de outubro - portanto, posterior à deliberação do MUSME-TO -, o Comando Geral de Greve do SISEPE-TO, objetivando manter a legalidade do movimento paredista do Sindicato, decidiu CANCELAR A PARTICIPAÇÃO DO SINDICATO E DE SEUS REPRESENTADOS NO PROTESTO DO DIA 11.

A decisão judicial deste dia 06 é exclusivamente direcionada ao SISEPE-TO, cabendo ao Sindicato o dever de zelar pela manutenção da vitória alcançada na Justiça e que comprova a legalidade da greve do SISEPE-TO.

O SISEPE-TO esclarece que continua no MUSME-TO e que, apesar de não estar no protesto do dia 11, continuará participando das deliberações conjuntas do Movimento. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo) 

Sisepe promove Assembleia Geral no próximo dia 19 de dezembro

Encontro acontece de forma online e link será disponibilizado pelo sindicato; leia edital


Sisepe-TO: eleição do dia 12 de dezembro é cancelada e nova comissão nomeada

Portaria publicada no Diário Oficial do Estado lembra que processo havia sido marcado em decorrência de procedimento...


SISEPE/TO divulga cidades com locais de votação para a eleição da entidade

Pleito está previsto para o dia 12 de dezembro, das 9h às 17h


Comissão Eleitoral do Sisepe faz esclarecimento sobre prazos

Norma detalha contagem de período e informa sobre procedimentos de registro de documentos; leia a nota completa