Na última sexta-feira, 29 de janeiro, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) notificou a gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) em Taguatinga, Haline Povoa Aires, a regularizar a situação dos servidores públicos municipais que estão com seus nomes incluídos nos cadastros de inadimplentes. A Caixa incluiu os nomes dos servidores porque a Prefeitura, mesmo descontando todos os meses no salário da categoria, não está repassando os valores referentes aos empréstimos consignados.
A denúncia chegou à Delegacia Regional Sudeste, localizada em Taguatinga, por meio dos próprios servidores. No documento entregue à Caixa Econômica, o SISEPE-TO pontua que a falta de repasse dos valores dos empréstimos consignados é de responsabilidade exclusiva da Prefeitura.
O documento diz ainda que, por meio de informações e documentos repassados pelos servidores, a Caixa vem negativando e inserindo o nome dos servidores em cadastro de inadimplentes, mesmo após se dirigirem até à agência munidos do contracheque. “Tal conduta é ilegal, pois, de acordo com a Lei 10.820/2003, é proibida a inserção de servidor em cadastro de inadimplência, quando os valores são retidos no salário”, esclarece o SISEPE-TO.
Na notificação, o SISEPE-TO pede ainda que a regularização e a resposta diante do problema seja dada no prazo máximo de 20 dias. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)