Atendendo às reivindicações dos servidores, SISEPE-TO tem reunião no Banco do Empreendedor

26/02/2016 26/02/2016 13:28 171 visualizações

Atendendo às reclamações dos sindicalizados a respeito da cobrança de empréstimos por parte do Banco do Empreendedor (BEM), o vice-presidente do SISEPE-TO, Milton Rocha, acompanhado da Assessoria Jurídica do Sindicato, esteve com o presidente da instituição, Acy de Carvalho e equipe técnica do BEM, para buscar soluções para os impasses. A reunião ocorreu no fim da tarde da última quinta-feira, 25.

Durante a reunião, Milton Rocha relatou que os servidores reclamam que fizeram empréstimos no BEM e o banco está cobrando taxas diferentes daquelas que foram contratadas.

Uma servidora, por exemplo, conta que fez um empréstimo, mas no período acordado as parcelas consignadas não foram cobradas. Ela afirma que embora tenha procurado o banco por diversas vezes, a situação não foi resolvida e agora, o Banco quer cobrar os valores com taxas superiores às que foram contratadas. “São várias reclamações que temos recebido e por isso o SISEPE-TO quer saber uma resposta concreta sobre o caso”, afirmou o vice-presidente, Milton Rocha.

O presidente do BEM disse ao SISEPE-TO que, ao assumir o banco, encontrou inúmeras pendências, não apenas relacionadas aos empréstimos para servidores, como também em outros programas do banco. Segundo ele, a inadimplência é alta. “Estamos fazendo todos os esforços para regularizarmos a situação. Já notificamos todos os inadimplentes para que procurem o Banco e regularizem”, argumentou. Ele ressaltou ainda que, em breve, o banco vai abrir novos empréstimos com taxa de juros abaixo do mercado e, por isso, é importante que os inadimplentes solucionem suas pendências.

Sobre os questionamentos do Sindicato, Acy de Carvalho afirmou que os contratos estão sendo cumpridos e que não há cobrança com taxas diferentes das contratadas. “Aquelas pessoas que têm empréstimos e estão inadimplentes podem quitar os débitos tendo como base a taxa contratada. Mas, se elas quiserem renegociar os débitos, aí teremos que fazer outro contrato com as taxas atuais”, pontuou.

O SISEPE-TO, por sua vez, argumentou que as reclamações dos servidores serão acompanahdas caso a caso, pela Assessoria Jurídica do Sindicato. Milton Rocha também colocou o Sindicato à disposição do BEM para parcerias que tragam benefício aos servidores. “O Banco do Empreendedor, como banco público, tem um papel importante, não apenas para fortalecer a economia do Estado, como também na assistência financeira aos servidores”. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)DSC02430DSC02432