Na última segunda-feira, 16, a Diretoria do SISEPE-TO participou do lançamento da Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (UNICET). De agora em diante, a Escola de Governo (EGOV) dará lugar à UNICET, que ficará responsável pelos programas de qualificação para os servidores. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (SECAD), responsável pelo projeto, a UNICET pretende alcançar os 139 municípios tocantinenses, através da modalidade de ensino à distância. Serão ofertados também cursos presenciais e para que houvesse a efetiva implantação dos cursos, a UNICET fez parceira com a Universidade do Tocantins (Unitins) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O lançamento contou com a presença do Governador Marcelo Miranda e toda a equipe de Governo. O presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, integrou a mesa de honra, representando os servidores públicos estaduais. Segundo o Governo do Estado, o objetivo principal da ação é capacitar o servidor público, de forma contínua e permanente, a fim de que haja melhoria nos serviços prestados à população.
“Neste primeiro momento vamos ofertar três cursos que estão disponíveis através do site. O diferencial é que o servidor poderá fazer o curso dentro do seu horário de trabalho. Vamos separar uma quantidade de horas para que ele se dedique à qualificação”, explicou o secretário Geferson Oliveira Barros Filho.
Na solenidade, o presidente do SISEPE-TO enfatizou que, apesar dos embates diários na luta para garantir os direitos da categoria, o Sindicato sabe reconhecer as iniciativas bem sucedidas da gestão. “O SISEPE-TO parabeniza o Governo do Estado por investir na qualificação dos servidores, pois sabemos que há uma lacuna nessa área que precisa ser solucionada. O lançamento da Unicet vem de encontro às reivindicações da nossa categoria”, argumentou Cleiton Pinheiro.
GOVERNADOR
Em seu pronunciamento, o Governador Marcelo Miranda fez um discurso repleto de apelos à confiança do servidor público. “O servidor público do Tocantins pode confiar no Governo do Estado. O que trazemos aqui, hoje, é mais uma amostra do investimento que estamos fazendo no serviço público. E independente do cenário que vivemos, nós vamos dar a volta por cima”, afirmou.
Ao final da solenidade, durante a entrevista coletiva, a Assessoria de Comunicação do SISEPE-TO conversou com o Governador a respeito do atual momento vivido pelos servidores. Marcelo foi questionado sobre qual sua posição a respeito dos direitos atrasados (data-base e progressões) e que vem gerando alto nível de insatisfação e impopularidade de seu Governo diante da categoria. “Minha resposta é essa solenidade do dia de hoje. Os servidores têm sentado à mesa com a nossa equipe de Governo, representados pelos seus Sindicatos. Todos sabem que o momento não é propício a certas questões, mas o Governo nunca faltou em sentar à mesa e discutir. São reivindicações válidas? São. São coisas do passado? São. Do presente? São. Estamos conscientes disso. Agora, eu tenho certeza que os Sindicatos reconhecem o nosso esforço em tentar solucionar a questão”, pontuou.
Cabe lembrar que na próxima quarta-feira, 18 de maio, haverá nova rodada de negociação entre o Governo e os Sindicatos representantes de todas as categorias de servidores públicos, para tratar do pagamento dos retroativos da data-base do ano passado, bem como da aplicação do índice de 9,8307% referente à data-base deste ano.
PRÊMIO EUDORO PEDROZA
Na solenidade desta segunda, também foi lançada uma iniciativa que pretende premiar projetos inovadores que contemplem áreas temáticas da gestão pública como: o equilíbrio fiscal na administração pública estadual, gestão por resultados, gestão de pessoas, entre outros; e de políticas públicas, como: saúde, educação, segurança pública, cultura e demais.
O Prêmio Eudoro Pedroza será concedido anualmente estendendo-se aos servidores públicos estaduais ativos e inativos da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual.
Além do reconhecimento pelos projetos inovadores, de autoria dos servidores públicos, o prêmio também homenageará pessoas que se destacaram por ações transformadoras em prol do desenvolvimento social e econômico do Estado do Tocantins. As inscrições serão gratuitas e realizadas pela internet. Os projetos serão avaliados por uma comissão interinstitucional, presidida pelo secretário da Administração.
SAIBA MAIS SOBRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
As Universidades Corporativas (UCs) surgiram nos Estados Unidos como investimento na educação continuada das empresas. A implantação das UCs é uma medida que vem crescendo muito no Brasil, tanto no setor público quanto privado. Elas surgiram como um complemento estratégico e serviço educacional particularmente voltado ao público interno das organizações. No Brasil, instituições públicas renomadas como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Universidades Federais, Prefeituras, Hospitais, dentre outros, têm investido na criação das UCs para aprimorar e qualificar melhor seus colaboradores, alinhando-os ao planejamento estratégico da instituição. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo, com informações do Governo do Estado do Tocantins)