Na última quarta-feira, 18 de maio, o delegado regional Sul do SISEPE-TO, João Gualberto, esteve com servidores estaduais do Naturatins de Alvorada. Durante a reunião, foram discutidos diversos assuntos de interesse da categoria a exemplo de informes sobre a negociação do pagamento dos retroativos da data-base de 2015 e a data-base de 2016.
João Gualberto informou das dificuldades que as entidades sindicais estão tendo para negociar com o Governo do Estado. “Além de não pagar os retroativos de 2015, o governo ainda não tem proposta para pagamento da data-base de 2016”, relatou.
Durante o encontro, o delegado regional também disse que o SISEPE-TO está pronto para mobilizar a categoria caso seja necessário para garantir o pagamento. “Caso haja a necessidade de mobilização, nós vamos convocar a categoria para garantir nossos direitos”.
Sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal a respeito do reajuste de 25%, João Gualberto esclareceu que ainda não foi publicado o acórdão do STF e, assim que for feita a publicação, o SISEPE-TO vai anexar ao mandado de segurança que o Sindicato tem desde 2008 no Tribunal de Justiça do Tocantins e pedir para o TJ-TO intime o governo do Estado a cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal.
CONDIÇÕES DE TRABALHO
Em Alvorada, o SISEPE-TO também recebeu diversas reclamações sobre as condições de trabalho dos servidores. “São cadeiras quebradas, mesas amarradas com barbantes, além de diversos outros problemas”, constatou João Gualberto. Como ação sindical, o SISEPE-TO notificará o Naturatins para que solucione os problemas envolvendo as condições de trabalho dos servidores. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)