O SISEPE-TO encaminhou ofício ao governador Marcelo Miranda cobrando a correção no valor das diárias pagas aos servidores do Poder Executivo do Estado. As diárias são pagas quando em viagem a serviço.
No ofício, o presidente Cleiton Pinheiro demonstra que as diárias dos servidores não são corrigidas desde a época de sua criação, em novembro de 2008. A situação é motivo de diversas reclamações ao Sindicato.
Segundo relatos dos próprios servidores, as diárias pagas atualmente, de R$ 112,50 para viagens ao interior do Estado e de R$ 145,00 para viagens fora do Estado, não são suficientes para cobrir as despesas com alimentação e hospedagem. “Estamos enfrentando muita dificuldade, uma vez que o preço das refeições e da hospedagem sofreu forte reajuste nos últimos anos, ao passo que os valores das diárias continuam os mesmos”, contam sindicalizados ao SISEPE-TO, que preferiram não ter os nomes divulgados.
No ofício encaminhado ao governador Marcelo Miranda, o SISEPE-TO cobra também que o valor da diária paga aos motoristas seja igual a maior diária paga ao servidor que está sendo transportado, conforme prevê o artigo 2º do decreto 064, de 28/06/1995: “Quando do deslocamento de servidor em veículo do seu respectivo órgão, acompanhado de motorista, a este último serão devidas diárias no valor correspondente ao daquele, desde que não sejam inferiores aos que se lhe deveriam ser atribuídas”.
O SISEPE-TO também apresentou ao Governador Marcelo Miranda, um estudo que mostra que, as diárias pagas aos sdervidores do Poder Executivo, são inferiores àquelas pagas aos servidores de outros poderes, a exemplo do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)