SISEPE

Governo terá que pagar diferença salarial a servidor em desvio de função

27/06/2016 27/06/2016 13:36 379 visualizações

I008592Um servidor público do Poder Executivo tocantinense conseguiu na Justiça o direito de receber a diferença salarial pelo período em que esteve em desvio de função. A ação foi proposta pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) em busca de garantir o direito do servidor.

Na ação, o servidor comprovou que é concursado como Técnico em Contabilidade, mas que exerce as atribuições de Agente Penitenciário e, em consequência disso, tem direito a receber a diferença entre o salário de Técnico em Contabilidade (cargo originário) e o de Agente Penitenciário (função que efetivamente exerce). Como prova do desfio de função, o servidor apresentou aos autos, os relatórios e escalas de plantões.

“Embora impróprio e incorreto, o desempenho de funções diversas daquelas atreladas e inerentes ao cargo para o qual o servidor tenha sido nomeado, a remuneração do trabalho deve ser compatível com a função desempenhada, sob pena de enriquecimento sem causa por parte da Administração Pública, que se beneficia dos serviços prestados pelo servidor”, sentenciou o juiz substituto em apoio ao NACOM, Márcio Soares da Cunha.

Além do pagamento das diferenças salariais durante o período em que o servidor exerceu atividade em desvio de função, a Justiça também condenou o Governo do Estado a fazer a atualização monetária dos vencimentos pelo IPCA e a aplicação de juros correspondentes aos da caderneta de poupança, ambos contados em data de cada parcela devida. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)

Sisepe promove Assembleia Geral no próximo dia 19 de dezembro

Encontro acontece de forma online e link será disponibilizado pelo sindicato; leia edital


Sisepe-TO: eleição do dia 12 de dezembro é cancelada e nova comissão nomeada

Portaria publicada no Diário Oficial do Estado lembra que processo havia sido marcado em decorrência de procedimento...


SISEPE/TO divulga cidades com locais de votação para a eleição da entidade

Pleito está previsto para o dia 12 de dezembro, das 9h às 17h


Comissão Eleitoral do Sisepe faz esclarecimento sobre prazos

Norma detalha contagem de período e informa sobre procedimentos de registro de documentos; leia a nota completa