SISEPE-TO participa de audiência pública sobre a Reforma da Previdência

18/05/2017 18/05/2017 17:47 222 visualizações

0003A Reforma da Previdência foi mais uma vez assunto de debates, dessa vez na Câmara de Vereadores de Palmas em uma audiência pública realizada para discutir o assunto e esclarecer a população. A audiência contou com a participação da Senadora Kátia Abreu, Deputado Federal Irajá Abreu, vereadores de Palmas, o Procurador de Justiça Alcir Rainere Filho e representantes de entidades sindicais. O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO,) Cleiton Pinheiro também participou da audiência.

A Senadora Kátia Abreu fez a palestra de abertura e apresentou detalhes sobre a Reforma da Previdência do governo Temer. A parlamentar explanou sobre a forma como é composta o sistema de seguridade social no Brasil e apresentou números que mostram a dívida de grandes empresas com a previdência social. Segundo ela, apenas 3% das grandes empresas devem mais de 60% da dívida, totalizando mais de 400 bilhões de reais.

0002A Senadora disse ainda que a maior preocupação com a Reforma é com relação ao tempo de contribuição. “Uma trabalhadora brasileira que quiser se aposentar com 100% aos 60 anos terá que contribuir por 40 anos. Isso é inadmissível.” Finalizou.

O Deputado Federal Irajá Abreu também se posicionou contra a Reforma. “Da forma como está não podemos conceber esta Reforma. Podemos garantir que sob estas condições ela não passará.” Disse o parlamentar.

A proposta de reforma da Previdência já foi aprovada na comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar a matéria. Ainda será necessário que ela seja votada no plenário da câmara e no Senado.

Cleiton Pinheiro também fez uso da palavra durante a audiência e criticou o pacote de maldades do governo Temer. “Este governo criou um tripé de medidas para prejudicar os trabalhadores. Primeiro conseguiu aprovar a terceirização e agora tenta passar as reformas trabalhista e previdenciária.”

Pinheiro ressaltou que a Reforma da Previdência também será prejudicial aos servidores públicos do estado do Tocantins, uma vez00001 que as mudanças no regime geral forçarão o regime próprio do Igeprev a se enquadrar nas mesmas normas. Pinheiro ainda pediu aos parlamentares presentes que votem contra a Reforma no congresso. “Essa é a vontade dos servidores públicos do Estado do Tocantins, que os senhores votem contra essa Reforma da previdência tão prejudicial aos servidores públicos.” Cobrou o presidente do SISEPE-TO.

A audiência pública foi realizada atendendo a um requerimento do vereador Thiago Andrino. (Adenauer Cunha)