SISEPE

Após remoção sem justificativa, mandado segurança garante que servidor sindicalizado permaneça lotado onde estava

02/05/2017 02/05/2017 13:27 462 visualizações

mandado de segurança araguaínaPor meio de um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) um servidor sindicalizado terá o direito de permanecer trabalhando em seu local de lotação de origem, após ter sido removido, sem justificativa alguma do governo estadual.

A portaria da Secretaria da Fazenda nº 227 com data do dia 27 de março informava que o servidor iria ser transferido da Agência de Atendimento no município de Xambioá para a Agência de Atendimento de Arraias.

No pedido, foi solicitada a suspensão dos efeitos da portaria devida a falta de justificativa, por parte da gestão, que comprovasse a necessidade de sua movimentação para outra localidade, com uma decisão desprovida de motivação.

“Sob análise não há sequer menção de qualquer motivo, seja ele plausível ou não, simplesmente não consta da indigitada portaria nenhuma fundamentação a não ser aquelas decorrentes da discricionariedade do impetrado, pelo que não se mostra, a priori, adequadamente motivado o ato, tendo em conta que a discricionariedade não prescinde dos princípios norteadores da atividade administrativa”, afirma o texto da decisão da juíza Célia Regina Regis que ainda afirmou que a realocação do servidor  pode causar “dano irreparável ou de difícil reparação, já que a mudança de domicílio do impetrante acarretará desorganização da vida familiar, considerando que este ficaria distante dos filhos e esposa”.

O deferimento do mandado confirma o direito do servidor. O presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro reforça que todos que se sentirem lesados ou precisarem de ajuda jurídica, poderão procurar o Sindicato. “Nosso departamento jurídico está aqui para defender os direitos do servidor. Todo sindicalizado pode procurar o SISEPE-TO”, finaliza o presidente. 

Sisepe-TO: denúncias contra Elizeu Oliveira são arquivadas e eleição já tem data marcada

Por unanimidade, comissão de sindicância sepultou acusações sem prova contra o presidente da entidade e relatório te...


Ao Sisepe-TO, Estado informa adoção de providências para restabelecer funcionamento do Servir a pleno

Problemas maiores estão nos atendimentos odontológicos; confira ofício explicativo do governo do Tocantins


Sisepe-TO pede providências urgentes para retorno de atendimento odontológico do Servir

Sindicato recebeu centenas de reclamações dos servidores; descontos do plano nos salários permanecem normalmente


Assembleia geral: Sisepe aprova contas de 2024 e plano de ação para 2026

Proposta de eleição em abril é recusada; presidente e diretores destacam transparência do debate