Na Seplan diretoria do SISEPE-TO conhece projeto de centralização e gerenciamento de dados do Estado

01/06/2017 01/06/2017 12:17 302 visualizações

DSC00150Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 31, uma reunião entre o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) e o Superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan,) Stanley Novais, para discutir o contrato firmado entre a Seplan e a empresa INTELIT Processos Inteligentes LTDA para prestação de serviço de informática ao Estado, com criação de nuvem privada para armazenamento de dados e locação de equipamentos.

O contrato nº 13/2017 foi assinado no dia 7 de abril e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 25 de abril e tem valor total de R$ 14.062.214,40. O projeto, que prevê a centralização de toda estrutura de tecnologia da informação do Estado em uma única unidade de gerenciamento, recebeu críticas dos deputados estaduais Alan Barbiero (PSB) e Olyntho Neto (PSDB,) que  pediram à Seplan detalhes sobre a prestação do serviço e fonte pagadora dos recursos investidos.

Diante dos questionamentos levantados pelos parlamentares o SISEPE-TO foi até a superintendência de TI da Seplan para entender melhor o teor do projeto e o funcionamento do sistema a ser implantado. “A criação desta nuvem privada do Estado e a centralização do gerenciamento de dados já é uma cobrança antiga dos servidores de TI de todos os órgãos do Estado. Nós entendemos que a contratação e implantação deste serviço é positiva e viemos entender os detalhes do projeto.” Disse a diretora de base de tecnologia da informação do SISEPE-TO, Valéria Pereira Mota, que participou da reunião.

DSC00148Responsável pelo projeto, Stanley Novais descreveu o funcionamento do sistema. “A responsabilidade pelo gerenciamento das informações vai sair das secretarias e se centralizar em um único órgão. Isso vai gerar economia, de acordo com nossos cálculos, de até 20% com materiais de consumo, manutenção e pessoal.” Explicou Novais.

“A implantação deste projeto é uma reivindicação do SISEPE-TO que, atendendo a um pedido dos profissionais de TI, cobrou à Seplan. Viemos para conhecê-lo e, caso esteja de acordo com os parâmetros cobrados pelo SISEPE-TIO, iremos defendê-lo.” Disse Cleiton Pinheiro, presidente do SISEPE-TO.

O projeto ainda está em fase de implantação. Segundo Stanley Novais o modelo vai ser apresentado em breve aos gestores de TI dos órgãos estaduais.

Também participaram da reunião o secretário-geral do SISEPE-TO, Clayrton Cleiber Xavier; e o diretor de formação técnica e qualificação profissional, Luiz Carlos Benedito.