Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 12, a primeira reunião da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins, batizada de CENOVO. A reunião aconteceu no anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e contou com a participação dos deputados estaduais Paulo Mourão (PT) que é idealizador da comissão; Alan Barbiero (PSB;) e o presidente da Assembleia Legislativa Mauro Carlesse (PHS;) além de representantes de universidades, órgãos de controle, sindicatos e sociedade civil.
O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) também participou e foi representado pelo vice-presidente Milton Rocha e pelo diretor de formação técnica e qualificação profissional Luiz Carlos Benedito.
Instalada oficialmente no dia 16 de maio deste ano em uma sessão especial na AL, a CENOVO pretende debater com os seguimentos sociais soluções e políticas públicas para os problemas do Estado. Uma das metas é dobrar o PIB e retomar a confiança no Tocantins, promovendo, ao mesmo tempo, a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento de tecnologia, educação, saúde, segurança e sustentabilidade.
Na reunião desta segunda-feira os participantes conheceram os cinco eixos de discussão da Comissão Especial e foram divididos em grupos que ficaram encarregados de debater cada uma das temáticas separadamente. Os eixos foram os seguintes:
I – Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias Produtifas e Sustentabilidade Ambiental;
II – Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdência;
III – Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura Empreendedora;
IV – Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social;
V – Política de saúde e bem estar.
Os participantes de cada grupo puderam apresentar propostas e sugestões que serão organizadas em um relatório, apresentando um diagnóstico da real situação e uma avaliação das deliberações de cada um dos grupos.
A Cenovo vai percorrer todo o estado realizando reuniões também no interior. A próxima será no dia 22 de junho em Gurupi. O cronograma prevê ainda encontros em Porto Nacional no dia 23 de junho, em Araguaína em 29 de junho e em Augustinópolis no dia 30 de junho.
Ao final das reuniões será elaborado um relatório final com um diagnóstico de todos os principais problemas do Tocantins e sugestões de soluções visando o desenvolvimento social, econômico e administrativo do estado.