SISEPE-TO entrega cartilha dos 25% em Paraíso do Tocantins

28/08/2017 28/08/2017 11:47 205 visualizações

WhatsApp Image 2017 08 24 at 11.41.54Depois de realizar a entrega das cartilhas dos 25% na Capital e nas cidades da região do Bico do Papagaio, Araguaína e Colinas, agora o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), Cleiton Pinheiro, e o diretor da regional central, Rorilândio Nunes, partem agora para a cidade de Paraíso do Tocantins.

No município, Cleiton e Rorilândio irão conversar com servidores estaduais que tem direito a receber o reajuste, tirar dúvidas e esclarecer a atual situação dos 25%, em visita aos órgãos públicos.

A cartilha é um material informativo elaborado pelo SISEPE-TO para esclarecer os servidores sobre o andamento dos 25%. A publicação traz um histórico detalhado da concessão do direito desde o ano de 2007 até a situação em que se encontra atualmente, além de tabelas que mostram como ficará o vencimento dos servidores de cada quadro com a aplicação dos 25%.

 

Entenda

O reajuste dos 25% é um direito ao qual todos os servidores públicos do Quadro Geral, Naturatins, Ruraltins, Adapec e Administrativo Fazendário do Estado do Tocantins têm direito. Ele foi concedido em 2007 durante o primeiro mandato do governador Marcelo Miranda. Entretanto, logo após ter concedido o aumento, Marcelo Miranda voltou atrás e editou a lei 1.866 de 2007 para não conceder o reajuste.

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) foi à justiça para restabelecer o direito do servidor, já que revogar a medida seria inconstitucional. O cancelamento do reajuste dos 25% acabou virando ação judicial no Tribunal de Justiça do Tocantins e no Supremo Tribunal Federal em Brasília. No TJ-TO o mandado de segurança protocolado pelo SISEPE-TO ficou suspenso até que a Ação Direta de Inconstitucionalidade fosse julgada no STF.

Finalmente, em 2016 o STF julgou procedente a ação e garantiu o aumento salarial de 25% aos servidores do Quadro Geral. Mas o acórdão da decisão só foi publicado um ano após o julgamento, em abril de 2017. No mesmo mês o SISEPE-TO protocolou um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) requerendo o andamento do processo.

Distribuição

A ação já foi realizada em Palmas, onde a diretoria do SISEPE-TO percorreu todos os órgãos públicos da administração estadual na capital entregando as cartilhas aos servidores.

Ao longo deste mês o SISEPE-TO irá percorrer o interior do Estado nos municípios onde há servidores sindicalizados para fazer a entrega do material.

Após a região norte, o presidente Cleiton Pinheiro seguirá para as regionais Central, Sul, Centro-Sul e Sudeste. (Cecília Santos)