Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15, o 4º Congresso Estadual da Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Tocantins (NCST,) entidade à qual o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) é filiado.
O evento foi realizado no auditório da Assembléia Legislativa e contou com a participação do presidente nacional da NCST, José Calixto Ramos, e também do presidente nacional da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB,) João Domingos. Além da participação de sindicalistas e presidentes de outras centrais sindicais de todo o estado.
No Tocantins a NCST é presidida por Cleiton Pinheiro, que também é presidente do SISEPE-TO. Durante a abertura José Calixto destacou a atuação da NCST no estado. “É gratificante ver a dimensão do que se tornou a NCST no Tocantins. De uma pequena central com poucos sindicatos filiados passamos a uma das principais entidades em defesa da classe trabalhadora neste estado.”
Já o presidente da CSPB, João Domingos, chamou a atenção dos sindicalistas para o preocupante cenário político e social do país na atualidade. “Estamos vivendo um momento no qual o governo pretende retirar direitos dos trabalhadores, inclusive dos Servidores Públicos. E é por isso que precisamos fortalecer nosso movimento sindical e não permitir o desmonte de nossos direitos.”
Para Cleiton Pinheiro a realização do 4º Congresso da NCST-TO mostra a força da entidade no estado. “A Nova Central não enfrenta resistência por parte das outras entidades. Não há nenhuma outra central que se recuse a dialogar com a Nova Central.” Declarou.
Ainda durante a manhã ocorreu a palestra do filósofo e também diretor nacional de formação da NCST e secretário executivo de negociação coletiva da CSPB, Sebastião Soares.
Com o tema “Reformas que tiram direitos dos impactos no movimento sindical,” Soares abordou a formação sindical diante do cenário político e econômico do Brasil. De acordo com o palestrante, há um movimento mundial de precarização dessas relações de trabalho e enfraquecimento da atuação sindical. “No Brasil temos um governo atuando em prol das demandas do mercado. A política está sendo feita para o mercado econômico e não para os trabalhadores e por isso está ocorrendo este desmonte do Estado.” Segundo ele é preciso fortalecer o movimento sindical, com atuação direta nas bases para conscientizar os trabalhadores sobre os danos causados pelas Reformas a fim de angariar forças e apoio para o movimento de luta contra as reformas.
Em seguida foi aberto um debate para que os sindicalistas pudessem fazer perguntas e manifestar opiniões sobre o tema em discussão.
Eleição
Durante a tarde acontece a eleição da nova diretoria da NCST-TO. O atual presidente, Cleiton Lima Pinheiro encabeça a única chapa inscrita para o pleito. O candidato a vice-presidente é Flávio Dias da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares Restaurantes e Similares do Estado do Tocantins (SINGAREHST). Jorge Antonio da Silva Couto, do SINDARE será o Secretário Geral.
A eleição está prevista para começar a partir das 14h e será realizada por aclamação.