SISEPE

Servidores público do Estado vão poder negociar com instituições financeira a antecipação de seus direitos

28/10/2022 28/10/2022 08:28 2816 visualizações

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe) recebeu nesta quinta-feira (27), do Governo do Estado, a publicação dos nomes das instituições financeiras cadastradas e as orientações para que os servidores possam negociar a antecipação dos seus direitos (os chamados passivos). De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, as operações já se iniciam nesta terça-feira, 1° de novembro, sendo totalmente via sistema, pelo Portal do Servidor.

De acordo com o presidente do Sisepe, Elizeu Oliveira, a notícia, que era aguardada com bastante expectativa, chegou na véspera das comemorações do dia do Servidor

Público e soa como uma forma de conquista da categoria. “Agora vamos seguir orientado os nossos filiados no sentido de fazer a melhor escolha, a melhor negociação, até mesmo porque a luta travada com o Governo foi grande e a conquista é de todos”.

 

Segundo o secretário de Administração do Tocantins, Paulo César Benfica, é importante destacar que a antecipação dos valores a receber é uma escolha única e exclusivamente do servidor. “O servidor tem total liberdade para escolher antecipar ou não seus direitos, é importante que o mesmo esteja seguro, convicto de que está fazendo a escolha correta, procure analisar todas as possibilidades e decida-se pela melhor opção”.  O secretário ainda afirmou que todos os esforços do Governo foram empegados para conveniar o maior número de instituições financeiras para oferecer, ao servidor, as melhores oportunidades de negócio.

 

Instituições Conveniadas

 

Ao todo são cinco bancos e instituições financeiras conveniadas (BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto; Banco Pan S/A; Banco de Brasília (BRB); Capital Consig Sociedade e Crédito Direto e Banco J17 Sociedade de Crédito Direto.

 

Orientações

 

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveu um sistema para realizar toda a operação de antecipação dos passivos, o interessado deve acessar o Portal do Servidor, clicar no ícone sistema de antecipação dos passivos, ressaltando que o sistema agora não é apenas para consulta. Só poderá ser feita pelo próprio servidor com login e senha no Portal do Servidor e pelo sistema eConsig, para gerar senha de acesso. No sistema, o servidor terá acesso a todos os passivos e poderá escolher quais os períodos em que deseja antecipar. Também é preciso responder se existe alguma ação de execução judicial em processo. Dependendo da resposta, o sistema vai direcionar para o termo de desistência da ação judicial. O próximo passo é imprimir, assinar e reconhecer firma do termo. Logo em seguida, o servidor deve anexar o arquivo digital no sistema. Feito isto, basta entregar o original no Setor de Recursos Humanos de lotação do servidor.

 

Não existe a cobrança de qualquer taxa para ter acesso ao passivo retroativo. O Sindicato e a Secad, ressaltam, orientam e recomendam cautela aos servidores,no sentido a não clicarem em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

 

O sisepe informa ainda que, o servidor pode buscar as orientações em suas sedes em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Taguatinga e Araguatins.

 

 

Por Ascom Sisepe

Ao Sisepe-TO, Alexandre Guimarães diz que seu mandato não será instrumento de prejuízo aos servidores

Deputado ressalta ter amadurecido e pedido para retirar assinatura de apoio à PEC da Reforma Administrativa; subscri...


Dia do Servidor: Sisepe-TO promove sorteio de brindes e prepara alojamento na Capital

Em Palmas, comemorações reuniram mais de 150 filiados em café da manhã na sede do sindicato; sede regionais também t...


Sisepe-TO cobra pagamento dos 25% e isonomia em progressões do Quadro Geral

Documento endereçado ao governador ainda pede realização do concurso público, extensão do vale-alimentação e regulam...


Na Superintendência do Trabalho, Sisepe cobra novo cronograma de pagamento do abono do Pasep

Sindicato recebeu reclamações de centenas de servidores estaduais ainda não receberam o abono de 2025, mesmo após o ...