Governador retira PEC do aumento do teto da AL

17/03/2022 17/03/2022 09:10 579 visualizações

O SISEPE-TO informa que o governador Wanderlei Barbosa retirou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), protocolada na última terça-feira, 15, que buscava vincular os salários dos servidores do Estado aos dos desembargadores do Tribunal de Justiça.

A retirada aconteceu um dia após o protocolo na Assembleia Legislativa e segundo a imprensa, no documento em que pediu a retirada, o governador afirma o fez pela “necessidade de reexaminar a oportunidade e a conveniência administrativas de dar prosseguimento à matéria”. A PEC gerou polêmica e foi duramente criticada pela sociedade em geral, grande parte dos servidores públicos e a imprensa.

Em vídeo divulgado no último dia 16, o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, enfatizou que, reconhece como legítima a luta das diversas categorias que buscam suas reivindicações. “No entanto, em primeiro lugar, o governador tem que dar importância, valorizar e reconhecer a dificuldade dos servidores que ganham menos que é o caso do Quadro Geral e outros quadros, que não estão conseguindo sobreviver com o salário que estão ganhando hoje”, ressaltou o presidente Cleiton Pinheiro.

Em entrevista à TV Anhanguera no mesmo dia, o presidente do SISEPE-TO ainda pontuou que a PEC iria beneficiar apenas 2 mil servidores, num quadro de quase 33 mil. Ele também contestou o envio da PEC no momento em que o Governo deve quase R$ 2 bilhões, em direitos atrasados aos servidores efetivos, desde 2015.  (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO)