A secretária-geral e presidente em exercício do Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins), Kelismene da Silva Gomes, cobrou, em reunião na tarde desta quarta-feira, 22 de outubro, a divulgação de um novo cronograma de pagamento do abono Pasep aos servidores públicos. Kelismene esteve pessoalmente na Superintendência do Trabalho em Palmas, explicou a situação e ainda entregou ofício ao superintendente Jalson Jácomo do Couto.
Nas últimas semanas, o sindicato foi procurado por centenas de servidores filiados que ainda não receberam ou receberam parcialmente o abono, mesmo com prazo de pagamento do benefício tendo sido encerrado no dia 15 de outubro.
Falha no processamento
A não liberação dos créditos pode estar ligada a atualizações no processamento do lançamento de dados por parte do governo estadual.
O assunto também foi tratado pela presidente em exercício com a Secad em relação a problemas no caso dos agentes de trânsito (https://sisepe.controlsind.com.br/noticias/2025/10/10/recebido-na-secad-sisepe-debate-problemas-no-servir/) e a atual gestão da Secad tomou as providências necessárias. Agora, o Ministério do Trabalho precisa fazer os ajustes:
Diante da situação, o Sisepe fez os seguintes pedidos formais ao órgão do Ministério do Trabalho:
- A divulgação oficial de um novo cronograma de pagamento do PASEP, especificamente para contemplar os servidores que não receberam o benefício até o presente momento;
- - fornecimento de informações detalhadas sobre as medidas que estão sendo adotadas pelo Ministério, em conjunto com o Banco do Brasil e outros órgãos competentes, para regularizar a situação e garantir o pagamento dos valores devidos.
“Nosso compromisso é com o servidor. Fomos bem recebidos na Superintendência e agora intensificaremos a cobranças por soluções. Estamos falando de colegas que não têm salários altos e precisam muito do abono”, pontuou a presidente em exercício.
*Confira, clicando aqui, o ofício do Sisepe-TO na íntegra.