Sisepe cobra definição sobre data-base; veja vídeo

Presidente ressalta que governo não pode criar novo passivo para o funcionalismo; proposta de 20 sindicatos aguarda resposta desde o final de fevereiro
09/04/2025 09/04/2025 16:08 376 visualizações

 

O Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins) divulgou, nesta quarta-feira, 9 de abril, vídeo cobrando que o governo do Estado anuncie e aplique o índice de data-base. O governo recebeu, no final de fevereiro, ofício conjunto de 20 sindicatos, entre eles o próprio Sisepe, que pede data-base de 7,5%, mesmo índice aplicado ao salário mínimo pelo governo federal.

“O mês de maio se aproxima e nada de o governo do estado divulgar qual será o índice de reposição salarial dos servidores do estado. Esse silêncio não é bom para ninguém”, pontua o presidente do Sisepe-TO, Elizeu Oliveira, no vídeo.

O sindicalista lembra, ainda, que o governo vem conseguindo ampliar a arrecadação própria de forma considerável, abrindo margem para que a reposição solicitada pelos representantes dos servidores estaduais. “A arrecadação própria do Estado não para de prosperar. Só no primeiro bimestre deste ano, os valores obtidos com o ICMS subiram R$ 55 milhões”, frisou.

Passivos
O presidente do Sisepe ressalta que o governo tem que aplicar o índice já na próxima folha, evitando que o Estado crie um novo passivo com os servidores. Segundo Elizeu Oliveira, os passivos são altamente prejudiciais, pois, além de o servidor ficar sem receber, abre a porta para antecipações via acordo bancário, em uma relação que apenas a instituição financeira ganha.

“Passivos são muitos ruins. Precisando, muitos colegas ficam quase que obrigados a fazer a antecipação com o único banco conveniado com o Estado, abrindo mão de ganhos importantes e pagando juros absurdos”, lamenta Elizeu Oliveira.

 

 

 

Confira neste link o vídeo do presidente do Sisepe-TO.