Sindicalizada ao SISEPE-TO vai receber R$ 8 mil por danos morais

28/03/2018 03/07/2018 12:21 170 visualizações

Assédio MoralServidora recorreu ao departamento jurídico do sindicato por ter sofrido abusos morais por parte de seu superior.

Uma servidora pública estadual de Colinas do Tocantins sindicalizada ao SISEPE-TO vai receber R$ 8 mil de indenização por danos morais sofridos no exercício de sua função. A servidora ganhou a ação por intermédio do SISEPE-TO que através de sua assessoria jurídica ajuizou ação em favor da sindicalizada.

A servidora sofreu assédio moral por parte de seu chefe imediato no órgão em que trabalhava por ter aderido à greve do quadro geral de 2016. Nos autos a servidora relatou que sofreu intimidações de seu chefe para que desistisse de participar da greve.

O superior ligou várias vezes para a servidora “dizendo-lhe que se não voltasse a trabalhar, a mesma iria suportar as conseqüências.” Relata a sindicalizada na ação. A servidora, que há época trabalhava em uma delegacia de polícia em Colinas, foi até mesmo convocada para comparecer à delegacia para prestar depoimento com a lavratura de um termo circunstanciado de ocorrência por abandono de função pública.

Na decisão em que determinou o pagamento de danos morais à sindicalizada o juiz lembrou que o direito à greve é assegurado pela Constituição Federal e que o fato da servidora ter aderido ao movimento paredista não implica em crime de abandono de função pública. “Os servidores públicos podem fazer greve e isso não é considerado um ato ilícito.” Afirmou o juiz na sentença.

“A conduta perpetrada pelo delegado de polícia, chefe imediato da autora, se mostrou desproporcional e desarrazoada. Os fatos narrados ultrapassaram o limite do mero aborrecimento normal nas relações cotidianas, o que encerrou o caráter de verdadeira lesão à esfera íntima da autora e que merece, por isso, compensação pecuniária pelos danos morais sofridos.” Concluiu o magistrado em favor da sindicalizada.

Assédio moral

Assédio moral no trabalho é a exposição do servidor público a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

O SISEPE-TO tem uma forte atuação no combate ao assédio moral nos órgãos públicos do estado do Tocantins, desenvolvendo campanhas de conscientização junto aos gestores e trabalhadores e incentivando os servidores a denunciar as práticas abusivas, recorrendo à justiça quando necessário.

Assessoria jurídica

O SISEPE-TO dispõe de assessoria jurídica gratuita para seus sindicalizados na sede do sindicato em Palmas e também nas regionais em Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga.

O serviço não tem custo nenhum para os sindicalizados que podem solicitar o atendimento a qualquer momento que sentirem lesados em seus direitos como servidores públicos.

Adenauer Cunha